A Flight Technologies, empresa instalada no Parque
Tecnológico – São José dos Campos, participou, nos dia 19, 20 e 21 abril, da
Operação DPA 4, primeira fase dos ensaios de controle automático no solo do
Projeto DPA-VANT, coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial (DCTA).
Nesta primeira fase, realizada nas dependências da
Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), foi executado o controle automático da aeronave
no solo com a verificação e validação das estratégias de controle direcional, a
fim de manter o alinhamento da aeronave com o eixo longitudinal da pista
durante taxiamento e corrida.
Primeira
fase do Projeto DPA-VANT foi realizada em Pirassununga com o VANT Acauã.
Crédito: Cap Eng José Márcio Pereira Figueira (IPEV), Cap QEM Eduardo Bento
Guerra (CTEx) e Téc José Ângelo de Aquino (AIE)
O objetivo principal da operação foi a execução da
primeira fase dos ensaios de controle automático da aeronave no solo. Foram
realizadas mais de 10 corridas na pista do 2º EIA, com o Protótipo 03 do VANT
Acauã sendo controlado pelo Computador de Bordo. Nestes ensaios, foram
ajustados ganhos das malhas de controle do piloto automático, utilizando como
sensores principais a unidade inercial e o DGPS (GPS Diferencial).
Dentro do projeto, a Flight Technologies é responsável
pelo desenvolvimento das leis de guiamento, piloto automático e controle de voo
e implementação dos respectivos softwares embarcados, apoio no planejamento e
na condução das campanhas de ensaios em voo. O projeto conta ainda com a
participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e Instituto de Pesquisas
da Marinha (IPqM).
“Essa é uma etapa fundamental para atingir o objetivo de
decolagem automática do veículo aéreo e foi comprovado com sucesso através de
12 corridas ao longo da pista”, revela o diretor executivo da empresa, Ramiro
Brasil, destacando que a Flight Technologies participou dos ensaios com quatro
profissionais, dentre pilotos e engenheiros.
“O controle automático no solo do VANT Acauã, realizado
durante a Operação DPA 4, foi um marco muito importante no desenvolvimento do Projeto
DPA-VANT. A participação da Flight Technologies no projeto, com a concepção dos
algoritmos e o ajuste dos ganhos das malhas de controle, foi fundamental para
alcançarmos este marco com sucesso”, afirmou o Eng. Flavio Araripe, coordenador
do Projeto DPA/VANT.
DPA-VANT
O Projeto DPA-VANT
visa o desenvolvimento de tecnologias avançadas que deverão viabilizar o pouso
e a decolagem automática de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e conta com
o investimento de 4,5 milhões de reais, financiados pela FINEP (Financiadora de
Estudos e Projetos).
Gerenciado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, o projeto conta com o apoio do
Ministério da Defesa e a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx)
e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM).
Fonte: MundoGeo
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