terça-feira, 14 de maio de 2013

Projeto irá viabilizar o pouso e a decolagem automática de VANTs


A Flight Technologies, empresa instalada no Parque Tecnológico – São José dos Campos, participou, nos dia 19, 20 e 21 abril, da Operação DPA 4, primeira fase dos ensaios de controle automático no solo do Projeto DPA-VANT, coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Nesta primeira fase, realizada nas dependências da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), foi  executado o controle automático da aeronave no solo com a verificação e validação das estratégias de controle direcional, a fim de manter o alinhamento da aeronave com o eixo longitudinal da pista durante taxiamento e corrida.

Primeira fase do Projeto DPA-VANT foi realizada em Pirassununga com o VANT Acauã. Crédito: Cap Eng José Márcio Pereira Figueira (IPEV), Cap QEM Eduardo Bento Guerra (CTEx) e Téc José Ângelo de Aquino (AIE)

O objetivo principal da operação foi a execução da primeira fase dos ensaios de controle automático da aeronave no solo. Foram realizadas mais de 10 corridas na pista do 2º EIA, com o Protótipo 03 do VANT Acauã sendo controlado pelo Computador de Bordo. Nestes ensaios, foram ajustados ganhos das malhas de controle do piloto automático, utilizando como sensores principais a unidade inercial e o DGPS (GPS Diferencial).

Dentro do projeto, a Flight Technologies é responsável pelo desenvolvimento das leis de guiamento, piloto automático e controle de voo e implementação dos respectivos softwares embarcados, apoio no planejamento e na condução das campanhas de ensaios em voo. O projeto conta ainda com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM).

“Essa é uma etapa fundamental para atingir o objetivo de decolagem automática do veículo aéreo e foi comprovado com sucesso através de 12 corridas ao longo da pista”, revela o diretor executivo da empresa, Ramiro Brasil, destacando que a Flight Technologies participou dos ensaios com quatro profissionais, dentre pilotos e engenheiros.

“O controle automático no solo do VANT Acauã, realizado durante a Operação DPA 4, foi um marco muito importante no desenvolvimento do Projeto DPA-VANT. A participação da Flight Technologies no projeto, com a concepção dos algoritmos e o ajuste dos ganhos das malhas de controle, foi fundamental para alcançarmos este marco com sucesso”, afirmou o Eng. Flavio Araripe, coordenador do Projeto DPA/VANT.
DPA-VANT

O  Projeto DPA-VANT visa o desenvolvimento de tecnologias avançadas que deverão viabilizar o pouso e a decolagem automática de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e conta com o investimento de 4,5 milhões de reais, financiados pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

Gerenciado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, o projeto conta com o apoio do Ministério da Defesa e a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM).

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário