sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ibama fecha cerco contra desmatamento ilegal em Rondônia

Porto Velho (16/05/2013) - A estratégia do Ibama a partir deste ano, é ocupar a área crítica do desmatamento ilegal na Amazônia (Pará, Mato Grosso e Rondônia) o ano inteiro, ininterruptamente. Entre as operações em curso no estado, está a Onda Verde, que detém estrutura para atuar na região amazônica inclusive no período das chuvas, quando as estruturas do desmatamento estão sendo montadas.

 


Em Rondônia, os números mostram que as operações já estão dando resultados altamente positivos. Em um comparativo dos meses de fevereiro, março e abril de 2013 com todo o primeiro semestre de 2012, constata-se que houve aumentos significativos nas sanções aplicadas pelo Ibama. Os autos de infração lavrados pularam de 109 para 223, o que significa aumento de 105%. As multas, que no primeiro semestre de 2012 não chegaram aos 12 milhões, nos meses relacionados em 2013, ultrapassaram os R$ 27 milhões, aumento de 132%. As áreas embargadas aumentaram 776%, atingindo 13.103 hectares.

Tendo em vista que a estratégia da operação Onda Verde é a presença constante durante todo o ano, iniciando a fiscalização no período das chuvas, agentes ambientais federais do Ibama de todo o Brasil estão vindo para a Amazônia em sistema de rodízio. Assim, é possível manter o Estado presente na floresta em tempo integral, visando à prevenção do crime ambiental.

De acordo com o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Rondônia, Renê Luiz de Oliveira, o início das ações mais cedo este ano, focando as áreas críticas do desmatamento ilegal no estado e estabelecendo estratégias de ocupação permanente dessas áreas, dissuade o infrator. As ações antecipadas além de punir os infratores que cometeram ilícitos em anos anteriores, previnem novas ocorrências, afirma.

A operação Onda Verde conta com imagens de satélite de alta resolução para fazer o monitoramento ambiental. Além disso, bases móveis bem estruturadas permitem o deslocamento das equipes de fiscais na medida das necessidades da operação. Em Rondônia, o Ibama conta também com helicóptero operando em tempo integral na fiscalização.

O superintendente do Ibama no estado, Paulo Diniz informa que além da operação Onda Verde, estão em andamento outras duas ações contra os desmatamentos ilegais em Rondônia, uma em Cujubim e outra na região da BR 429 até Costa Marques. Segundo Diniz, a proposta deste ano, seguindo a estratégia nacional, é zerar o desmatamento ilegal no estado, e o Ibama tem atuado diretamente nas áreas com maior concentração de ilícitos.

Fonte: Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário