quarta-feira, 22 de maio de 2013

Porto da Vale carrega recorde de 400 mil t de minério


O Porto de Tubarão, operado pela mineradora Vale, realiza até quarta-feira o maior carregamento de minério de ferro de sua história


Vale: até o fim de 2013 a empresa estima estar operando 35 navios, entre próprios e contratados

São Paulo - O Porto de Tubarão, operado pela mineradora Vale, realiza até quarta-feira o maior carregamento de minério de ferro de sua história, informou a empresa nesta terça-feira.

Um navio gigante da companhia, o Vale Espírito Santo, da categoria Valemax, está em processo de carregamento total, com 400 mil toneladas de minério.

O recorde anterior do porto havia sido em 2002, quando o navio Berge Stahl foi carregado com 335.088 toneladas de minério de ferro.

O porto, nos arredores de Vitória (ES), passou recentemente por um processo de dragagem e adequação de píer.

A profundidade do canal de navegação do Porto de Tubarão passou de 22,5 metros para 25,3 metros, possibilitando o carregamento de navios com até 23 metros de calado, informou a companhia, em nota.

Desde janeiro de 2012, o Porto de Tubarão vinha carregando parcialmente os navios Valemax, "como parte do projeto da Vale de preparação do porto para receber os maiores mineraleiros do mundo".

Os Valemax são parte da estratégia da companhia para reduzir custos de logística. As principais concorrentes da Vale são mineradoras australianas, que têm um frete mais curto e mais barato para chegar à China, maior mercado comprador de minério de ferro.

A empresa brasileira tem estações de transferência de minério nas Filipinas, onde faz o transbordo para embarcações menores, que têm acesso mais fácil em portos da Ásia.

"Os navios Valemax já atracaram em dez portos em todo o mundo", disse a empresa, na nota.

Em abril, um navio Valemax entrou em um porto no leste da China, marcando a primeira vez em que isso aconteceu desde que Pequim proibiu as embarcações gigantes em janeiro de 2012.

Até o fim de 2013 a empresa estima estar operando 35 navios, entre próprios e contratados.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário