sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nasa anuncia competição de veículos aéreos não tripulados


A Nasa anunciou recentemente uma nova competição, envolvendo sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), prevista para 2014. O evento será gerenciado pela Development Projects Inc.

O evento que ocorrerá no estado de Ohio, nos Estados Unidos, focará no desenvolvimento e demonstrações de tecnologias chaves, mais precisamente na capacidade da  perceber e evitar outros tráfegos aéreos. Isso possibilitará que as aeronaves robóticas operem com segurança em um mesmo espaço de aeronaves comuns. A Nasa oferecerá um prêmio de 500 mil dólares.

“A Development Projects Inc. lidera uma equipe de peritos tecnicamente diversificada para realizar esta nova competição de aeronáutica”, disse Larry Cooper, executivo do programa da Nasa. “Estamos ansiosos para trabalhar com os projetos de desenvolvimento, para ver como este desafio apresentará novas tecnologias avançadas e novos operadores, que irão auxiliar no desenvolvimento da próxima geração do espaço aéreo de nossa nação”, completou.

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs em inglês), têm um grande potencial para realizar missões e serviços de preços elevados, muitas vezes perigosos para aviões comuns. Aviões robóticos podem levar instrumentos em furacões e monitoram trechos remotos de infraestrutura, como linhas de transmissão e gasodutos. Além de socorristas poderem utilizar para avaliar danos causados pelas inundações e intensidade de propagação dos incêndios.

O Instituto de Investigação Aeronáutica da Nasa, localizada no Centro de Pesquisa de Ames, em Moffett Field, Califórnia, está coordenando a participação das agências no evento, em nome da Tecnologia Espacial da Nasa e da Investigação Aeronáutica.

A organização Development Projects Inc. foi selecionada a partir de propostas apresentadas em resposta a uma solicitação da Nasa, que ocorreu em 2012. A organização sem fins lucrativos irá finalizar as regras e começar os preparativos detalhados para o desafio. A demonstração das equipes participantes está prevista para ocorrer em maio de 2014.

No programa Centennial Challenges a Nasa oferece uma bolsa prêmio de 500 mil dólares, porém as competições são geridas por organizações sem fins lucrativos, que irão cobrir os custos das operações, através de patrocínios. Com o resultado do evento, a Nasa, pretende buscar soluções não convencionais para os problemas de interesse da Nasa e da Nação.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário