sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dilma e Maduro se comprometem a fortalecer Mercosul


“Serei o segundo presidente operário da América do Sul”, disse ele, lembrando que o primeiro foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O comércio entre Brasil e Venezuela aumentou sete vezes, de 2003 a 2012



Brasília – A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acertaram hoje (9) que vão ampliar os esforços para incrementar o comércio bilateral e fortalecer o Mercosul. A ideia é focar os investimentos comuns nas produções de ureia, utilizada na fertilização agrária, e de coque de petróleo, que pode ser um elemento que substitui o carvão.

Em 28 de junho, a Venezuela assume a presidência pro tempore do Mercosul. Pela primeira vez, o país estará no comando do bloco, sendo que integrou o grupo em dezembro. “Serei o segundo presidente operário da América do Sul”, disse ele, lembrando que o primeiro foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O comércio entre Brasil e Venezuela aumentou sete vezes, de 2003 a 2012. No ano passado, o movimento foi recorde, somando US$ 6,05 bilhões. As exportações brasileiras de manufaturados para a Venezuela cresceram 30% em 2012.

A reunião de Maduro e Dilma durou cerca de duas horas, no Palácio do Planalto. Vários ministros participaram. Foi o primeiro encontro de Maduro com as autoridades brasileiras, depois de sua eleição em abril. Antes de vir a Brasília, ele foi a Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário