quarta-feira, 15 de maio de 2013

Europa trabalhará para promover a indústria de VANTs


A Comissão Européia publicou recentemente um relatório chamado RPAS (sistema de aviões pilotados remotamente), e afirma estar empenhada em apoiar o desenvolvimento de drones na indústria da União Européia, e que reconhece o enorme potencial que este setor pode trazer, como “benefícios significativos para a economia e para os cidadãos.”

O relatório especifica que, até agora, foram financiados 20 projetos pelo Sétimo Programa de Pesquisa e Inovação na União Européia. Este plano, que começou em 2007 e já ofereceu 53 milhões de euros à empresas, termina este ano mas será ampliado em 2014 pelo programa Horizonte 2020, e vai abrigar os investimentos que serão realizados no setor de VANTs.
De acordo com a classificação prevista pela Comissão, na Europa os RPAS são divididos em dois grupos, de acordo com um peso superior ou inferior a 150 kg. O primeiro, que segundo o relatório tornou-se o setor de crescimento mais dinâmico da indústria aeroespacial, na última década, são regidos pelas regras da EASA, enquanto os VANTs de peso leve estão sob os poderes dos estados e autoridades nacionais. Assim, se vê a necessidade de uma legislação uniforme para regular sob as mesmas regras para todo o setor.

“O papel da Comissão Europeia está em apoiar a emergência de novos mercados com a legislação do mercado único, a coordenação das medidas adaptadas pelos Estados-Membros e as ações em áreas como pesquisa e desenvolvimento”, afirma o documento.

Ao invés disso, o relatório aponta possíveis riscos que a privacidade no uso de UAVs (em inglês) podem ter, confirmando a necessidade de garantir que os RPAS “cumpram com a privacidade e as regras de proteção de dados.” Assim, para que essa nova indústria passe a operar normalmente, os Estados-Membros estão trabalhando em um roteiro para a segurança e integração no espaço aéreo europeu de VANTs, para 2016.

Fonte: Defensa.com (citado por MundoGeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário