segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novo satélite de navegação Galileo passa por testes


O primeiro satélite da próxima geração do Galileo chegou ao centro técnico da Agência Espacial Europeia (ESA em inglês), na Holanda para a realização de um conjunto de testes e verificar a sua disponibilidade para o lançamento.

Este é o primeiro satélite da fase de Capacidade Operacional Plena (FOC em inglês), que é funcionalmente idêntico aos quatro primeiros satélites Galileo já em órbita, porém foi construído por uma equipe diferente.

O satélite chegou por estrada no Centro de Testes do ESTEC, em Noordwijk, na Holanda, no dia 15 de maio para submeter-se a uma série de testes que simulam diferentes aspectos do lançamento e do ambiente espacial. O programa de testes irá validar o novo design, além de testar todos os outros satélites futuros. O centro de testes da ESA é capaz de realizar todas as validações necessárias para o lançamento de satélite para o lançamento.

Testes em vácuo térmico simulam as temperaturas extremas que os satélites devem suportar no espaço, ao longo de sua jornada de 12 anos. Sem qualquer ambiente de moderação, as temperaturas podem ultrapassar centenas de graus sob a luz solar.

Outras atividades estão incluídas na programação de testes, com shaker e ruído acústico – simulando a vibração e ruído de lançamento, bem como a compatibilidade eletromagnética e testes de antena, além de colocar o satélite em câmaras blindadas de todos os sinais de rádio externos, para reproduzir o espaço infinito e verificar se suas várias antenas e sistemas elétricos são interoperáveis, sem interferências nocivas.

Cada satélite Galileo vai oferecer uma gama completa de serviços de posicionamento, navegação e cronometria, além de pesquisar e transmitir mensagens de resgate com precisão garantida por relógios atômicos, mantidos e sincronizados por uma rede terrestre em todo o mundo.

“Os satélites FOC do Galileo fornecem os mesmos recursos que os satélites IOV anteriores, porém com um melhor desempenho e maior potência de transmissão”, explicou Geiuliano Gatti, Chefe do Escritório de Segmento Espacial do Galileo. “Eles são um novo projeto, que requer uma verificação completa antes de obter o sinal para o lançamento”.

“Após validar totalmente este satélite, o segundo modelo deve vir para cá no início de junho, e o terceiro deve chegar em meados de julho. Ganhamos pleno conhecimento de suas características, e os demais satélites da série exigirão testes funcionais menos rigorosos”, completou.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário