quinta-feira, 9 de maio de 2013

Empresa anuncia solução para imagens do satélite Kompsat-3


A PCI Geomatics, empresa fornecedora de sistemas e softwares para sensoriamento remoto e fotogrametria, anunciou recentemente que seu software suporta imagens geradas a partir do satélite Kompsat-3.



O Kompsat-3 é um novo satélite desenvolvido e operado pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI em inglês), lançado no dia 12 de maio de 2012, pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, sigla em inglês). Se trata de um satélite de imageamento óptico capaz de captar imagens da Terra com uma resolução de 0,7m em imagens Pancromáticas (branco, preto e cinza) e 2,8 m em imagens Multiespectrais (azul, verde, vermelho). Além disso, o satélite inclui o Sistema de Sensor Imageador Avançado da Terra (AEISS em inglês), desenvolvido pela KARI, para a geração de imagens em alta resolução, tanto em Pancromáticas quanto em Multiespectrais.

“Estamos muito satisfeitos com o grande esforço da PCI para o Kompsat-3″, disse o Dr. TaeByeong CHAE, chefe da Equipe de informação por satélite da KARI. “Com esta solução inovadora, o Kompsat-3 terá imagens úteis e acessíveis para usuários públicos e comerciais em todo o mundo”, acrescentou.

A PCI Geomatics tem realizado vários testes para determinar a melhor acurácia possível das imagens geradas a partir do satélite, e encontrou a melhor solução para a correção, através de coeficientes de polinômios racionais (RPC em inglês). Este suporte, segundo a empresa, estará disponível em um service- pack futuro para o software Geomática 2013, e poderá ser implantado agora, em sistemas de produção de nível empresarial da PCI.

O apoio da PCI para o Kompsat-3 incluirá a criação de coeficientes de polinômios racionais e o modelo Toutin, permitindo correções mais precisas, utilizando os dados das efemérides do satélite orbital. As imagens do Kompsat-3 foram fornecidas pela Satrec Initiative, que detém os direitos exclusivos de distribuição global das imagens do satélite.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário