terça-feira, 7 de maio de 2013

Infraestrutura será o vetor de crescimento do Brasil, prevê BID


SÃO PAULO - Atualmente, 50% do total do desembolso anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vão para projetos ligados à infraestrutura. A fatia que o banco destina ao setor mostra para onde aponta o crescimento das economias brasileira e latino-americana, de acordo com Alexandre Rosa, gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BID.

Falando sobre o tema hoje, durante o 8º Encontro de Logística e Transportes, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rosa disse haver um passivo no investimento latino-americano em infraestrutura que precisará e deverá ser sanado nas próximas décadas.

"Fizemos estudos e constatamos que os países da região, incluindo o Brasil, investem cerca de 3% do PIB em infraestrutura. Para competir com uma Coreia do Sul, por exemplo, a taxa teria que ser de 5%. Com a China, de 7%", disse.

Na avaliação do banco, quatro fatores principais levaram à incipiente taxa de investimento na região nas últimas duas décadas: visão desintegrada de transporte, falta de planejamento público, escassez de projetos privados e legislação inibidora de investimentos no setor.

Segundo Rosa, a infraestrutura vai "puxar" o crescimento brasileiro nos próximos anos. "Assim como a ascensão da classe C, a inclusão social e o aumento de consumo foram os responsáveis pelo crescimento do país nos últimos dez anos, o investimento em infraestrutura agora terá esse papel", afirmou.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário