segunda-feira, 27 de maio de 2013

EUA usam padrões OGC em seu plano civil de observação da Terra


Os padrões do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) constam em um documento elaborado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (NSTC em inglês) dos Estados Unidos, chamado “Estratégia Nacional para Observação Civil da Terra“.

O padrão recentemente lançado pelo OGC, denominado “OGC WaterML 2.0″, foi aprovado pelo governo federal dos Estados Unidos como um componente oficial para estratégia de observação Civil da Terra. O documento identifica 12 “áreas de benifícios sociais” para a coleta de informações, sendo uma delas a água.

Além disso, o relatório revela que o documento “WaterML: Water Markup Language (ML)“, é uma iniciativa de informática da CENRS (Comitê sobre o Meio Ambiente, Recursos Naturais e sustentabilidade), que fala sobre a disponibilidade e qualidade da água fornecida, que é de maneira sistemática.
Serviços web do OGC também foram citados no documento do NSTC, incluindo os padrões Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS) e Web Coverage Service (WCS), junto à parte de gerenciamento de dados.

O Grupo de Observação da Terra (USGEO) do NSTC foi quem preparou o documento, e destacou a importância da utilização de serviços e padrões para promover a interoperabilidade e permitir o acesso contínuo aos dados e serviços da USGEO.

Através da USGEO, os Estados Unidos são um membro fundador e um contribuidor importante para o Grupo Intergovernamental de Observação da Terra (GEO em inglês). O grupo, composto por 88 países, juntamente com a Comissão Europeia, está desenvolvendo o Sistema de Observação Global da Terra (GEOSS). Liderado pelo OGC, através do Architecture Implementation Pilot (AIP), o GEOSS é um conjunto de acordos que visa interligar os sistemas de observação existentes e previstos em todo o mundo.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário