quinta-feira, 16 de maio de 2013

AÇO: Exportações da China para AL crescem 9,2%


Segundo dados da Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), em seu informe “Monitoramento Trimestral China-América Latina”, a China exportou 952 mil t de aço laminado para a América Latina, tornando-se o segundo principal mercado, atrás apenas da Coreia do Sul. Este volume significa 9,2% a mais que o registrado no primeiro trimestre de 2012. No ano passado, a China havia abastecido 7% do consumo aparente latino-americano e havia representado 23% de suas importações de laminados.

No primeiro trimestre de 2013, a China exportou ao mundo um total de 12,6 milhões de t de aço laminado, 24% a mais que no mesmo período de 2012, e 2% menor que o experimentado no último trimestre do mesmo ano. O principal destino de tais produtos foi a Coréia do Sul (2,5 milhões de t), seguido pela América Latina e o Vietnã.

Na região da AL, os principais consumidores são Brasil, Chile e o Peru, que totalizam 48% das exportações chinesas. A Venezuela (com um incremento de 113% em comparação ao mesmo período de 2012), a Colômbia (+76%) e a República Dominicana (+252%) são os países cujas importações da China cresceram mais intensamente. Por outro lado, em outros países como o Brasil, o México, Cuba e a Argentina, a chegada destes aços diminuiu em relação a janeiro/março do ano anterior.

Segundo a análise da Alacero, este fenômeno poderia começar a destacar uma tendência na qual os fluxos deixariam de concentrar-se no Brasil para orientar-se em direção a outros destinos como a Venezuela e a Colômbia.

As exportações de barras da China alcançaram 2,3 milhões t no período, seguidas pelas folhas e bobinas, com 2,2 milhões t. O arame é o terceiro produto mais exportado pela China, que chegou a um máximo histórico de 1,8 milhão de t no período. Este último é o produto mais importado pela América Latina, que em janeiro/março de 2013 recebeu 154 mil t de arame (16% dos laminados que chegaram ao continente e 8% do total de arame exportado pela China). O mercado de aço para concreto, barras, bobinas a quente, lata e cromados também registra altas superiores a 100%.

Fonte: Brasil Mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário