segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sistema de navegação por satélites da China lança serviços públicos

A China lançou, no final de 2012, serviços públicos e comerciais em toda a região Ásia-Pacífico, do seu sistema próprio de navegação por satélites, construído para competir com o sistema de posicionamento global (GPS) dos Estados Unidos.

O sistema Beidou começou a prestar serviços para usuários civis da região no dia 28 de dezembro. Segundo a imprensa estatal, a expectativa do país é fornecer serviços de cobertura global até 2020. Ran Chengqi, porta-voz do sistema de navegação por satélite da China, afirmou que o desempenho do sistema é “comparável” ao GPS. “Sinais do Beidou podem ser recebidos na Austrália”, afirmou.

Esta é a mais recente realização em tecnologia espacial da China, que pretende construir uma estação espacial até o final da década e, eventualmente, enviar uma missão tripulada à lua. O país vê o programa multi-bilionário como um símbolo de seu crescimento global e técnico.

O sistema Beidou dispõe de 16 satélites de navegação funcionais e quatro satélites experimentais. O início dos serviços comerciais do Beidou começaram um ano após o início de um serviço de posicionamento limitado, oferecido para a China e áreas adjacentes, somente. A China começou a construção do sistema em 2000, para evitar depender do sistema GPS.

Fonte: MundoG
http://mundogeo.com/blog/2013/01/02/sistema-de-navegacao-por-satelites-da-china-lanca-servicos-publicos/EO

2 comentários:

  1. Olá. Favor linkar para o texto original: http://mundogeo.com/blog/2013/01/02/sistema-de-navegacao-por-satelites-da-china-lanca-servicos-publicos/. Grato. Eduardo Freitas, editor do MundoGEO

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, acabei de ver e já estou lincando, peço desculpas pelo atraso.

    ResponderExcluir