sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Espaço será o ambiente de muitos projetos da Rússia


Naves, satélites, módulo inovadores e pesquisas científicas estarão em destaque

A Rússia planeja, em 2013, testar dois novos veículos lançadores de satélites (VLS), o Angará e o Soiuz-2.1V, atracar o módulo Nauka ao segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS) e lançar o primeiro satélite privado e o primeiro cargueiro privado ao espaço. Confira os planos do país para esses e outros projetos espaciais de destaque para 2013.

O primeiro voo do VLS Angará


 A Rússia tem projetos espaciais em muitas áreas neste ano

O lançamento do novo VLS ecologicamente correto, o Angará, será realizado no segundo semestre de 2013, a partir do centro de lançamentos espaciais de Plesetsk. Os trabalhos no projeto começaram em 1995. Seu bloco básico, o módulo de foguete universal, será utilizado para a construção de uma família inteira de naves de diferentes classes para, inclusive, substituir o Proton.

Soiuz de pequeno porte

Em 2013, será realizado o primeiro lançamento do VLS Soiuz-2.1V, versão de pequeno porte do famoso foguete Soiuz, desenvolvido pelo centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias espaciais Progress, em Samara, na região do Rio Volga. A intenção inicial era lançar o foguete do centro de lançamentos de Plesetsk em outubro de 2012, mas um acidente durante o teste com o primeiro estágio da nave no local adiou o lançamento.

O módulo Nauka será atracado à ISS

Desenvolvido desde 1995 a partir do módulo de carga Zaria, o Nauka será atracado ao módulo russo Zvezda da ISS. O módulo Pirs, atualmente atracado ao Zvezda, será retirado do serviço e afundado.

O Nauka possui o braço robótico europeu ERA, uma câmara de despressurização, um banheiro e três postos de trabalho para astronautas. Segundo o presidente da Corporação de Foguetes Espaciais Energuia, Vitali Lopota, o módulo será lançado pelo foguete Proton no último trimestre do ano.

Voo tripulado à ISS em regime expresso

No final de março de 2013, será testado o novo regime de voo tripulado em direção à ISS, que permite realizar a viagem em seis horas. Antes, eram necessárias 48 horas para cumprir o percurso. A viagem direta é mais cômoda para os cosmonautas. A Soiuz irá atracar à ISS após quatro voltas em torno da Terra.

Um esquema semelhante foi testado já nos tempos da União Soviética. Desde então, o equipamento das naves espaciais se tornou mais sofisticado, o que permite criar condições mais confortáveis para a tripulação durante o voo direto.

O regime de voo rápido foi avaliado também pelo cargueiro Progress. A tripulação selecionada para o primeiro voo expresso será composta pelos cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e pelo astronauta norte-americano Christopher Cassidy.

Primeiro satélite privado
A empresa espacial russa Dauria Aerospace pretende, em 2013, lançar seu primeiro veículo espacial, um satélite que foi. Trata-se do primeiro satélite totalmente construído com o investimento privado da Rússia. No final de 2012, a companhia venceu a licitação aberta pela Agência Espacial Russa (Roskosmos) para a construção de satélites baseados no padrão CubeSat.

A Dauria Aerospace planeja criar dois grupos de satélite, dos quais um será destinado à retransmissão de informações emitidas por outros veículos espaciais, enquanto o outro terá como missão o sensoriamento remoto da Terra.

Novo satélite para a fotografia espacial

Em 2013, a Rússia pretende lançar O satélite Resurs-P, projetado para obter imagens da superfície terrestre com até 70 centímetros de resolução, deve ser lançado pela Rússia neste ano. O equipamento foi desenvolvido pelo centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias espaciais Progress para substituir o Resurs-DK1, em órbita desde 2006 e o único satélite civil russo projetado para fazer imagens de alta resolução.

Biossatélite Bion-M1

O biossatélite russo Bion será lançado em abril de 2013, disse o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias espaciais Progress, Aleksandr Kirilin. O equipamento levará a bordo 45 camundongos comuns e oito gerbos, além de 15 tritões e caracóis, 30 a 40 microrganismos e plantas. Todos os tripulantes estarão em gravidade zero por cerca de 30 dias.

O primeiro biossatélite Bion foi lançado em 1973, e o último, em 1996. Os equipamentos russos desta série foram projetados para a realização de experiências na área de biologia espacial em gravidade zero. Após a missão, os organismos vivos (bactérias, cultura de tecidos, plantas inferiores e superiores, insetos e outros) retornam à Terra em uma cápsula.

Construção de rede de comunicação via satélite

No primeiro trimestre de 2013, a Rússia irá lançar três satélites para completar uma constelação de satélites de órbita baixa do sistema de comunicação pessoal via satélite Gonets (Mensageiro). Com o lançamento, o número de veículos espaciais que compõem a constelação chegará a oito. Assim, o segmento orbital do sistema estará completamente pronto, segundo informou o diretor-geral da companhia aberta Sistema via Satélite, Dmítri Bakanov.

Fonte: Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário