Governo federal destinará R$ 91 bilhões para modernizar 10 mil quilômetros de trilhos.
Ideia do governo federal é construir, nos próximos anos, aproximadamente 3 mil quilômetros de trilhos em várias regiões no Estado
Dos R$ 91 bilhões em investimentos em 10 mil quilômetros de ferrovias anunciados pelo governo federal em agosto de 2012, pelo menos R$ 30 bilhões devem ser direcionados para ramais que cortam Minas Gerais, acumulando um total próximo de 3 mil quilômetros de trilhos no Estado. A informação é do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
O presidente da estatal, criada pela presidente Dilma Rousseff no mês passado e que ficou responsável por planejar a reorganização da logística nacional, revelou, durante encontro de membros do Conselho Consultivo da EPL, ontem, na sede da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), em Belo Horizonte, que grande parte dos trechos contemplados pelo pacote deve ter o edital de licitação publicado em maio e obras já iniciadas em 2014.
Entre os trechos que devem ser licitados já em maio, Figueiredo citou a ferrovia que vai de Lucas do Rio Verde (MT), passa por Uruaçu (GO) até chegar em Corinto (região Central) e depois na região do Vale do Aço, e o ramal que ligará a Capital até Salvador (BA) e depois a Recife (PE). "Essas ferrovias consolidarão a ligação de Minas com praticamente todas as regiões do país e tudo com a mesma bitola, o que vai padronizar os trilhos", disse.
Além disso, acrescenta o presidente da EPL, também está em estudo uma solução para liberar linhas de transporte de carga e de passageiros dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). "O Brasil está entrando em uma etapa de implementar os projetos em infraestrutura e Minas e o governo federal estão fazendo isso de forma articulada. Até maio deste ano, o Executivo licitará as obras de 10 mil quilômetros de ferrovias e grande parte está em Minas Gerais", afirmou.
A EPL avalia solução para liberar linhas de transporte de carga e de passageiros dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Evolução - Segundo Figueiredo, a articulação entre os governos federal e estadual e a participação da iniciativa privada permitirão a evolução da infraestrutura logística nacional não só no que diz respeito à implementação das ferrovias, mas também dos demais equipamentos de uso público, como estradas, aeroportos e portos, entre outros.
Os trechos que estão inclusos no programa do governo federal são: o tramo Norte e Sul do Ferroanel, em São Paulo; o acesso ao porto de Santos, também em São Paulo; o trecho entre Lucas do Rio Verde (MT) e Uruaçu (GO); o trecho entre Estrela d’Oeste (SP), Panorama (SP) e Maracaju (MS); e o trecho entre Açoilândia (MA) e Viula do Conde (PA).
Outros trechos são: Uruaçu (GO), Corinto (região Central) e Campos dos Goytacazes (RJ); Salvador e Recife; Belo Horizonte e Salvador; Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Vitória; Maracaju (MS) e Mafra (PR); e São Paulo, Mafra e Rio Grande (RS). Figueiredo adiantou que o governo federal já está adiantando os licenciamentos ambientais.
"O vencedor da licitação será quem oferecer o menor custo para o usuário e vai ter a responsabilidade de manter e garantir as condições de operações por 30 anos. Ele receberá por isso a garantia do Executivo de ter 100% da capacidade do ramal ocupada. E, quem e quantos quiserem poderão operar nas ferrovias", disse o presidente da EPL.
Quando o governo anunciou o pacote de aportes para ferrovias, também foram divulgados os números relativos aos investimentos em rodovias: R$ 42,5 bilhões referentes a 7,5 mil quilômetros de estradas.
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO
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