segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Eventos climáticos extremos se intensificam

Poderia ter sido pior, mas o ano começou com a presença do fenômeno climático La Niña, que provoca um resfriamento anormal no oceano Pacífico tropical. A média de temperatura registrada nos três primeiros meses do ano foi a menor desde 1997.
 
 
Marengo destaca a onda de calor que atingiu o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil entre 28 e 31 de outubro como um dos evento mais surpreendentes de 2012. A temperatura na capital paulista chegou a 36,6º C no dia 30. “Essas temperaturas não são esperadas na primavera.”
 
 
No plano mundial, segundo o pesquisador, o efeito do furacão Sandy sobre a cidade de Nova York no fim de outubro foi bastante marcante.
 
 
“Em um país que está tão preparado para as mudanças climáticas, com sistemas de alarmes e abrigos, o furacão parou sua cidade mais importante. Isso mostra que ninguém está preparado para um evento extremo.”
 
 
AQUECIMENTO GLOBAL
 
 
Para Baddour, o aumento da frequência dos eventos extremos é um sinal de que a mudança climática não virá só na forma de aumento das temperaturas e sim como anomalias intensas e desagradáveis.
 
 
Mas, segundo Marengo, é difícil dizer qual é o peso da atividade humana nesses acontecimentos.
 
 
“O que é possível dizer hoje é que existe um componente humano nos eventos climáticos. O que não foi demonstrado ainda é o tamanho desse impacto”.
 
 
Para este ano, o pesquisador espera anomalias de temperatura nos chamados meses de intervalo, como maio e outubro. “No ano passado tivemos um maio muito frio e uma onda incrível de calor em outubro.”
 
 
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário