terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Compra de minério pela China tem alta de 15%


Mercado em franca recuperação. 



A produção de minério de ferro deve alcançar 510 milhões de toneladas em 2012

Apesar da perda de ritmo verificada na economia da China, as importações de minério de ferro brasileiro feitas pelo país asiático aumentaram 15,08% em 2012 na comparação com o ano anterior, atingindo 164,2 milhões de toneladas, conforme dados oficiais divulgados ontem. A elevação é resultado do aquecimento da demanda no final do exercício passado. Na opinião de especialistas, neste ano o desempenho deverá ser ainda melhor, o que beneficiará diretamente Minas Gerais, que responde por 64% do total exportado pelo Brasil.

Segundo informações do governo chinês, noticiadas por agências internacionais, somente em dezembro as importações de minério aumentaram cerca de 50% na comparação com o mesmo intervalo de 2011. No período os desembarques do mineral extraído no Brasil atingiu 20 milhões de toneladas.

O incremento na demanda registrado no final de 2012 se deu em função da recomposição dos estoques na China. Com a aproximação do período chuvoso na Austrália e no Brasil, principais produtores do planeta, além do inverno chinês, as usinas aumentaram o volume comprado no mercado transoceânico.

Com a demanda aquecida, os preços também aumentaram. Após atingir o menor nível em dois anos (US$ 85 a tonelada), o mineral voltou a subir ultrapassando a marca de US$ 150 a tonelada no mercado spot (à vista) no início deste mês.

Na opinião do analista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, a continuidade deste cenário dependerá de uma recuperação da economia internacional, afetada, principalmente, pela crise europeia. "Porém, aparentemente este ano será melhor que 2012", afirma.

O presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), José Mendo Mizael de Souza, também aposta em uma melhora em 2013. "A China deverá, pelo menos, se manter nos atuais patamares", diz.

O crescimento na demanda chinesa deverá impactar de forma significativa Minas Gerais. Em 2012, o Estado foi responsável pela exportação de 105,3 milhões de toneladas de minério de ferro para a China, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Este volume é 64% do total enviado ao país asiático pelo Brasil.

Apesar disso, o crescimento ficou abaixo da média divulgada pelo governo chinês. Na comparação com 2011, quando as exportações somaram 102,3 milhões de toneladas, houve aumento de 2,9%.

O presidente da comissão da ACMinas explica que pode haver divergências entre os números do governo da China e do Mdic em função do Estado de origem e período em que o transação foi contabilizada.

Ainda de acordo com os dados divulgados ontem, o Brasil foi o segundo maior exportador de minério de ferro para a China no ano passado. O principal fornecedor da commodity mineral para as siderúrgicas asiáticas é a Austrália, que exportou 351,4 milhões de toneladas no ano passado. No total, a China comprou 743,5 milhões de toneladas de minério em 2012. O resultado é 8,4% superior ao registrado em 2011.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário