terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Software simula impactos da elevação do mar no Maranhão


O programa é fruto da tese de doutorado, no Inpe, do pesquisador Denilson Bezerra.




Serão verificados índices de consumo de água, crescimento populacional, impacto de obras, áreas degradadas, entre outros. 

SÃO LUÍS – Ninguém pode prever o futuro. A afirmação perde forças quando é criado um software que  simula os impactos resultantes da elevação do nível do mar em São Luís.

O programa foi desenvolvido por Denilson da Silva Bezerra, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão.

Bezerra explica que a plataforma computacional permite aos gestores públicos a identificação dos impactos da elevação do nível do mar em São Luís nos próximos anos. Segundo o criador, poderão ser verificados índices de consumo de água, crescimento populacional, impacto de obras e áreas degradadas.

O software é fruto da tese de doutorado  no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o especialista, o aplicativo é uma plataforma digital pública para subsidiar na elaboração de políticas públicas. ”Desenvolvi um modelo aplicado para minha terra. Quero retribuir ao meu estado todo investimento em minha formação acadêmica”, afirmou o pesquisador.

“O foco é perceber como Manguezal vai responder à elevação do nível do mar, tendo em vista que a segunda maior concentração de mangue está no Maranhão”, acrescentou. Ele aproveita para destacar que São Luís será a primeira capital brasileira a utilizar o software.

O vice-governador do Maranhão,  Washington Luiz, destacou a importância da ferramenta para fortalecer as ações e programas estratégicos. “A ferramenta deverá ser apresentada na reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo (Congep), para que os secretários conheçam o programa e percebam a aplicabilidade nas políticas públicas desenvolvidas pelo governo”, ressaltou o vice-governador.

Fonte: Portal da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário