terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Floresta Nacional de Carajás completa quinze anos de criação





A Floresta Nacional (Flona) de Carajás, no sudeste do Pará completa quinze anos de criação. Uma programação especial foi realizada no Parque Zoobotânico deParauapebas.

As fotos da floresta e os animais empalhados chamaram muito a atenção dos visitantes no salção de exposições do Parque. "Mostrar um pouco da fauna e da flora da floresta amazônica e a parceria desses 15 anos da Flona de Carajás", disse Aucemir Aires, técnico do museu.

Pelo menos duas mil pessoas passaram pelo parque neste último final de semana e participaram das atividades que marcaram os 15 anos de criação da Flona.

O decreto do Governo Federal que criou a Flona é de 2 de fevereiro de 1998. Mas desde 1985 existe o Parque Zoobotânico de Parauapebas, que fica dentro da Unidade de Conservação, onde é possível apreciar de perto as plantas e animais, como a anta, que está na lista do Ibama de espécies ameaçadas de extinção.

O contato com a natureza é intenso: existem muitas espécies de árvores e animais.

Com aproximadamente 411 mil hectares, a Flona Carajás é uma das mais diversificadas e ricas da Amazônia. Também é onde está localizada a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo.

"Carajás é um grande exemplo da compatibilização da mineração com a conservação da bidiversidade", disse Frederico Drumonth, chefe da Flona Carajás.

Fonte: Globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário