sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

5 erros fatais de empreendedores ao fazer promoções


Especialistas explicam que muitas vezes as PMEs focam apenas no corte de preços e deixam outros bons recursos de lado



São Paulo – Para muitos gestores, promoção é sinônimo de redução de preços e troca de estoque. A verdade é que, muito além da queda de preços, há várias ferramentas e recursos que um empreendedor pode aplicar que pode dar resultados tão ou mais relevantes. “Uma promoção de aniversariante, por exemplo, em que na data do aniversário o cliente não paga pode ser interessante”, diz Eduardo Andrade, coordenador dos programas executivos CBA do IBMEC/MG. 

De pequenas a grandes empresas, a promoção de vendas é uma ação recorrente para aumentar o fluxo de caixa do negócio. Entretanto, para que a campanha cumpra o seu papel e o empresário lucre é preciso evitar algumas atitudes. Com a ajuda de Andrade e Mario Rodrigues, diretor do IBVendas, listamos cinco erros de empreendedores ao fazer promoções.

1. Não ter um objetivo

O objetivo é aumentar o volume de vendas, divulgar a marca ou testar novos produtos? De acordo com Andrade, é importante que o empresário, primeiramente, alinhe o que ele deseja com a campanha para só depois investir.

O objeitvo bem definido é o primeiro passo para determinar o tipo de promoção que será feita. A tática "pague dois e leve três", por exemplo, ajuda a queimar estoque. No caso de um brinde associado à compra, o foco pode ser a divulgação de um novo produto.

2. “Maquiar” a promoção

No ano passado, durante a campanha do Black Friday no Brasil, uma das principais reclamações dos consumidores foi a das ofertas com preços “maquiados”. “Quando existe essa prática, o cliente se sente enganado e não deseja mais voltar na loja”, explica Rodrigues.

Consumidores não irão gastar dinheiro em algo a não ser que eles enxerguem uma vantagem real. Especialistas recomendam que empresários não manipulem os preços e se atentem aos materiais de divulgação sobre as condições da promoção, para não deixar margem para dúvidas.

Fonte: Revista Exame

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