quinta-feira, 21 de março de 2013

IBRAM lança consulta pública para Guia de Fechamento de Mina

O documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013 ...

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM - www.ibram.org.br) disponibiliza, nesta segunda-feira (18), a minuta do Guia para Planejamento do Fechamento de Mina para Consulta Pública. O documento ficará disponível para download no site do Instituto até 27 de abril de 2013. No endereço, está também o “Formulário para Envio de Contribuições” ao processo de Consulta Pública, que deverá ser enviado ao IBRAM com sugestões após preenchimento. 

“O objetivo da consulta é tornar a elaboração do Guia a mais democrática e participativa possível, permitindo que a sociedade opine de forma fácil, ágil e com baixo custo. O IBRAM entende o documento como uma etapa importante para o fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e de planejamento do setor mineral”, pontua o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin. 

O Guia para Planejamento de Fechamento de Mina foi preparado com a intenção de reunir conhecimento relevante sobre o tema no contexto brasileiro. São oferecidas diretrizes aos profissionais da mineração, de modo a facilitar a inserção das questões relativas ao fechamento, desde o planejamento de uma nova mina até sua fase de operação, assim como para planejar o fechamento de minas já em operação. 

Elaboração do Guia 

O documento se destina aos profissionais da mineração e a todos os interessados na sustentabilidade de uma atividade essencial à economia e ao estilo de vida contemporâneo. 

A construção do documento, desenvolvida em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, ocorreu de forma participativa, por meio de oficinas, com diversos setores como governo, academia e iniciativa privada. 

A versão atual do Guia contempla as contribuições recebidas dos vários atores envolvidos no seu processo de elaboração. É esta versão que é submetida à Consulta Pública, visando a validação pela sociedade. 

Assessoria de Imprensa do IBRAM - Profissionais do Texto 
(61) 3364-7216 
Marina Severino - marina.severino@ptexto.com 
Luisa Amorim - luisa@ptexto.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário