Duplicação e modernização da linha em BH e Sabará devem ser concluídas em 2015.
Os viadutos, fase mais sensível das obras, já foram ou estão sendo finalizados
As obras de modernização da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa controlada pela Vale S/A, orçadas em R$ 215 milhões, seguem em ritmo acelerado. Cerca de 4 quilômetros dos 8,3 previstos no projeto da linha, entre o bairro Horto (região Leste da Capital) e General Carneiro, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já foram retificados e duplicados. A obra como um todo, que inclui, por exemplo, a contratação de novas etapas, encontra-se 57% concluída.
As informações são do engenheiro responsável pelas intervenções, Luciano Almada. Segundo ele, fases consideradas primordiais para o projeto, justamente por proporcionar maiores impactos junto à sociedade, como a construção dos viadutos, já foram ou estão próximas de serem finalizadas. Trata-se do viaduto sobre a avenida Itaituba, no bairro Boa Vista, e de um outro próximo ao bairro Caetano Furquim.
"A obra como um todo visa a duplicação da ferrovia, que depende diretamente da construção dos viadutos, por causa da segurança e melhoria da convivência entre ferrovia e rodovia. O restante é complementação", diz o engenheiro.
A construção de um dos viadutos ferroviários sobre a avenida Itaituba, no bairro Boa Vista, por exemplo, foi concluída no fim do ano passado. O viaduto possui aproximadamente 50 metros de extensão e 5,5 metros de altura.
Já o viaduto rodoviário, no bairro Caetano Furquim, que substitui a passagem de nível com a rua Burnier, teve suas intervenções iniciadas em agosto de 2012. Este viaduto terá 35 metros de extensão e 8,3 metros de altura em seu ponto mais alto. Ele vai ligar a avenida dos Andradas às ruas Souza Aguiar, Uarirá, Burnier e Morrinhos, facilitando o acesso e a saída do bairro. O viaduto irá incluir passagem destinada à circulação de pedestres e está previsto para ser concluído em agosto de 2013.
Obras estão orçadas em orçadas em R$ 215 milhões; cerca de 4 quilômetros dos 8,3 previstos já foram retificados e duplicados
O projeto da FCA contempla a redução de interferências da ferrovia nos bairros, eliminando as passagens de nível, cruzamentos com linha férrea, em uma parceria estabelecida entre a Vale S/A e o governo federal, Para isso, estão sendo construídos cinco viadutos, entre rodoviários e ferroviários. Estima-se que uma população de 250 mil pessoas, moradores de dez diferentes bairros de Belo Horizonte e Sabará, seja beneficiada. O projeto também prevê a construção de passarelas e a criação de áreas verdes.
Em Belo Horizonte, a modernização alcança os bairros Boa Vista, Caetano Furquim, Casa Branca, Esplanada, Horto, São Geraldo, Vera Cruz e Alto Vera Cruz, todos na região Leste. Já em Sabará, serão beneficiados Nações Unidas e General Carneiro. A previsão é que o projeto seja finalizado no primeiro semestre de 2015.
Atualmente, a FCA conta com um quadro de 750 trabalhadores em seu canteiro de obras. Assim, segundo Almada, as projeto está próximo de atingir seu ápice de mão de obra, quando contará com 800 operários em campo. Conforme ele, isso deve ocorrer até o fim do primeiro semestre. "Já começamos a passar pelo pico, uma vez que estamos próximos de atingir a quantidade de trabalhadores esperada e pelo volume de intervenções", afirma.
Betim - Um protocolo de intenções entre o município de Betim (RMBH) e a FCA foi assinado na última semana, como forma de buscar, de forma conjunta, soluções para melhorar o sistema de trânsito próximo às linhas de trem que cortam a cidade.
Na ocasião, tanto a empresa quanto a administração municipal ressaltaram a necessidade de estudos e projetos para solucionar a questão, assim como falaram das vantagens que as implantações e modificações poderão trazer aos envolvidos.
Foram citados melhoria da sinalização vertical, horizontal, sonora e luminosa, além da construção de trincheiras, viadutos ou rebaixamento da linha em algumas passagens de nível.
Fonte: Diário do Comércio
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