A falta de tempo é uma das principais queixas da nossa sociedade. Temos milhões de coisas para fazer e as 24 horas não são suficientes para concretizar tudo. O tempo cada vez mais é um bem preciso e quando se fala de negócios, tempo realmente é dinheiro! Por isso, investir na otimização do trabalho dos colaboradores pode trazer benefícios para todos e serviços de georreferenciamento e rastreabilidade podem ser ótimos aliados.
Um dos motivos que fazem com que as pessoas percam mais tempo nos dias de hoje é o deslocamento. O trânsito e a distância entre a casa e o trabalho são exemplos disso, principalmente quando falamos em grandes cidades. Na busca por conforto e agilidade as pessoas optam por veículos particulares e os engarrafamentos causados pelo excesso de automóveis já atinge até as cidades menores.
Há pessoas que levam duas horas ou até mais para se deslocar de casa até o trabalho e vice-versa. E se considerarmos as adversidades que podem acontecer e atrapalhar o trânsito, como acidentes, obras e até mesmo os temporais típicos do verão, que param cidades como São Paulo, por exemplo, esse tempo pode aumentar ainda mais.
Além do tempo perdido e do estresse que isto pode causar nos profissionais, que atinge a empresa mesmo que indiretamente, este problema é ainda maior quando se trata de equipes que trabalham em campo. A demora para chegar ao local do atendimento, quem precisa do serviço fica estressado, o profissional precisa lidar com a falta de paciência e ainda com o próprio cansaço. Enfim, todos saem perdendo.
Podemos exemplificar esta situação com os técnicos de telefonia ou do setor de energia elétrica. Uma chuva forte derruba mil árvores e a empresa conta com 250 equipes. Como planejar este deslocamento? Nesta hora, a empresa precisa contar com serviços de georreferenciamento e rastreabilidade eficientes.
Ter um bom gerenciamento dos colaboradores em campo já não é mais um diferencial de negócio, mas sim fundamental para evitar desperdício de tempo, que resulta em gastos desnecessários. Com a rastreabilidade dos técnicos estes podem ser enviados para a ocorrência mais próxima, considerando as condições do trânsito, por exemplo. A empresa consegue saber onde o técnico está e quanto tempo levará para chegar ao local do próximo atendimento.
Outra vantagem é conseguir dar um retorno mais assertivo para quem solicitou o serviço. Com todas as informações sobre localização e tempo de deslocamento do técnico, é possível avisar para o cliente com maior precisão quanto levará para que ele seja atendido e também avisar com antecedência caso haja imprevistos que impeçam que o prazo estipulado seja cumprido.
Com georreferenciamento e rastreabilidade eficientes, a empresa fica munida de informação e ganha de todos os lados. Reduz o tempo perdido pelos colaboradores com trânsito e deslocamento, e informa melhor os consumidores, diminuindo o estresse e ganhando a confiança nesta relação que se mostra abalada nos últimos tempos.!
* Por João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.
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