quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tecnologia do Google leva internautas a “passeio” por Uberlândia

Praticamente todo o território de Uberlândia está mapeado pelo Google Street View, ferramenta do Google que permite ao internauta explorar cidades e lugares no planeta, por meio de imagens digitalizadas feitas em ângulos de 360º, na horizontal, e 290º, na vertical. Ao acessar o site do Street View (leia nesta página), o internauta consegue percorrer ruas, bairros, locais históricos e parques naturais das principais cidades do mundo. Em Uberlândia, são poucas as vias que ainda não foram fotografadas pelo Google.
 
O veículo utilizado pelo Street View fotografou o Parque do Sabiá e inseriu as imagens na web em maio deste ano. As pistas de caminhada e corrida, além do bosque do Parque, foram os pontos percorridos e fotografados pela empresa de tecnologia. Na mesma época, foram fotografadas as cidades de Uberaba, Patos de Minas, Centralina, Ituiutaba e Araxá.
 
De acordo com os textos explicativos do site do Street View, as imagens disponibilizadas na internet mostram o que os veículos da empresa conseguiram fotografar em determinados dias. O Google diz que as fotos podem ter sido feitas há meses ou anos. O veículo que percorre as cidades usa 15 lentes para tirar fotos em 360º.
 
O Google frisa em seu site que a tecnologia usada no Street View borra os rostos e placas de carro, em todas as imagens do programa. Isso, segundo o Google, para que as pessoas ou os veículos não sejam identificados.
 
Recurso supera mapas comuns

O analista de sistemas Eduardo Stuart Vasconcelos diz que, no início deste ano, percebeu a presença do carro do Google registrando imagens de Uberlândia. Eduardo Stuart diz que navega pelo site da Google para visualizar lugares históricos e famosos mundo afora. “Também quando preciso viajar e ficar em algum hotel, eu consulto o Street View, para conhecer o local onde vou ficar e qual caminho seguir. O programa é uma ferramenta muito mais eficiente do que um mapa comum”, disse.
 
No site do Street View, o Google orienta os internautas a solicitar que imagens sejam borradas, caso aconteça a exposição indevida de uma pessoa, do carro ou da casa. De acordo com a empresa, os usuários também podem pedir a remoção de fotos que tenham conteúdo inadequado, como, por exemplo, nudez e violência.
 
Google Street View em Uberlândia

1 – Acesse o endereço do Google Maps
2 – Na barra de espaço, procure por Uberlândia – Minas Gerais
3 – A busca pode ser específica; exemplo: Praça Clarimundo Carneiro, Uberlândia – Minas Gerais
4 – Com o botão esquerdo do mouse, clique na letra A que aparece no mapa e clique novamente no link “mais”
5 – Selecione a opção Street View e inicie a navegação
Para questionar uma imagem
1 – Localize a foto no programa Street View
2 – Clique em “Informar um problema”, no canto inferior esquerdo da janela da foto
3 – Preencha o formulário e clique em “Enviar”

Fonte: 
Correio de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário