segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AIE reduz previsão de alta de demanda global de petróleo

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu a previsão de crescimento da demanda por petróleo em 2012, na medida em que o quadro econômico cada vez mais sombrio continua pressionando o consumo. Segundo o “Relatório de Mercado de Médio Prazo 2012″, a AIE revisou seu prognóstico de crescimento da demanda global de petróleo para 700 mil barris por dia neste ano. Segundo a Petromatrix, um grupo de pesquisa independente com sede na Suíça, o prognóstico atual representa basicamente metade do aumento da demanda que a agência previa há um ano para 2012.
 
A agência, porém, manteve suas estimativas de expansão da demanda em 2013 inalterada em 800 mil barris por dia.
 
A fraca demanda por petróleo se alinha ao declínio na oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que caiu em setembro para o menor nível em oito meses. A produção mais baixa da Nigéria, Angola e Arábia Saudita não conseguiu atenuar o impacto do suprimento mais alto vindo do Iraque e da Líbia, embora a produção da Opep continue superando a demanda por seu produto, destacou o relatório.
 
A produção iraniana também continuou cadente no mês passado, com o impacto das sanções ocidentais que tem o intuito de impedir que o país desenvolva o seu programa nuclear. De acordo com a AIE, a produção iraniana caiu para 2,63 milhões de barris por dia no mês passado e as suas exportações atingiram a nova mínima de 860 mil barris por dia. “Embora muitos esperem que as sanções sejam relativamente flexibilizadas em setembro, uma vez que os exportadores iranianos e alguns de seus clientes têm encontrado alternativas para driblar as restrições seguradoras, o cumprimento das condicionantes parece que ficou mais rígido”, observou o relatório.
 
Preços mais baixos
 
A AIE projetou ainda que os preços do petróleo devem diminuir nos próximos cinco anos, com o aumento da capacidade de produção global e o mal-estar econômico mantendo o crescimento da demanda fraco. Mas os riscos geopolíticos poderão causar alguma turbulência.
 
A agência informou que a capacidade de produção de petróleo deve crescer para 102 milhões de barris por dia até 2017, bem acima da previsão de demanda de 95,7 milhões de barris por dia. Para o horizonte de cinco anos, a previsão da AIE é de um aumento da demanda global por petróleo médio de apenas 1,1 milhão de barris por dia, o que embute uma revisão em baixa de 100 mil barris por dia em relação ao prognóstico anterior de demanda para o período até 2017 feito no relatório de dezembro.
 
Brasil
 
A produção brasileira de petróleo deve crescer 800 mil barris por dia até 2017, de acordo com a AIE. De acordo com o relatório, o avanço do País será o terceiro mais expressivo do mundo entre os países de fora da OPEP.
 
“O Brasil vai adicionar 0,8 milhão de barris por dia em sua maioria em águas profundas”, disse o diretor de mercados energéticos da AIE, Keisuke Sadamori, durante a apresentação do documento transmitida por teleconferência. Em agosto, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Brasil produziu 2,006 milhões de barris de petróleo por dia. Portanto, pelas projeções da AIE, a extração diária deve crescer cerca de 40% nos próximos cinco anos.
 
Fora da OPEP, o aumento da extração no Brasil está atrás do Canadá (produção adicional de 1,1 milhão de barris/dia) e dos Estados Unidos (3,3 milhões de barris/dia até 2017). As informações são da Dow Jones.
 
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário