segunda-feira, 22 de outubro de 2012

IBGE lança Atlas do Espaço Rural Brasileiro

O Atlas do Espaço Rural Brasileiro, que o IBGE acaba de lançar, é uma publicação que integra dados do Censo Agropecuário 2006 e das pesquisas populacionais, sociais, econômicas e ambientais do Instituto, oferecendo-lhes uma dimensão espacial, com o objetivo de retratar a complexa realidade territorial do campo brasileiro.
 
O Atlas, que reúne informações sobre as relações rural-urbano, mostra, por exemplo, como o processo de modernização da agropecuária passou de um momento de grande mecanização para um maior investimento em capital intelectual, na forma de técnicas de irrigação, uso de sementes certificadas e transgênicas, acesso a assistência técnica, plantio direto, transferência de embriões, confinamento e inseminação, entre outros.
 
Por outro lado, dos proprietários rurais que administravam diretamente 3,9 milhões de estabelecimentos agropecuários, 39% eram analfabetos ou sabiam ler e escrever sem terem frequentado a escola e 43% não tinham completado o ensino fundamental.
 
A publicação também destaca que a agropecuária é uma das atividades humanas que causam maior impacto sobre o ambiente natural. Dos seis biomas encontrados no território nacional, o que mais sofre pressão dessa atividade é o pampa, com 71% da sua área ocupada com estabelecimentos agropecuários, seguido pelos biomas pantanal (69%), mata atlântica (66%) e cerrado (59%). Ainda sobre o meio ambiente, mapas mostram as bacias hidrográficas do país – que concentra 53% da água doce do continente – e sua relação com os estabelecimentos rurais. Embora o país conte com mais de 29 mil km de rios navegáveis, o transporte de cargas ainda depende primariamente de rodovias (70%).
 
O IBGE mapeou, também, o deslocamento espacial da fronteira agropecuária brasileira em direção às regiões Centro-Oeste e Norte do país, bem como a consolidação de inúmeras cadeias produtivas.
 
São apresentados, ainda, a agricultura familiar, o uso de Tecnologia de Informação e Conhecimento (TIC), a logística e fluxos das cadeias produtivas e os condicionantes ambientais/institucionais que tornam mais complexa a questão do uso da terra e da distribuição geográfica da produção agropecuária. O Atlas também levanta questões sociais, como os níveis de escolaridade, acesso a bens, saneamento, políticas públicas e justiça nos estabelecimentos agropecuários. Também são mostradas séries históricas de relevantes produtos da agropecuária nacional.
 
Para acessar o material, clique aqui.
 
Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário