segunda-feira, 3 de junho de 2013

Alemanha investe no Brasil: Recuperação da floresta, proteção da biodiversidade e do clima da Mata Atlântica terão 14,3 milhões de euros

A Alemanha destinará 14,3 milhões de euros (R$ 40,2 milhões), fora a contrapartida brasileira, para investir na recuperação da floresta, proteção da biodiversidade e do clima da Mata Atlântica. O anúncio foi feito em São Paulo durante a semana dedicada ao bioma. Já que está em negociação uma nova iniciativa de cooperação entre os dois países. Além disso, serão fortalecidos os mosaicos de Unidades de Conservação (UC) para o ordenamento territorial baseado na conservação e a restauração de áreas degradadas, conforme anunciou o conselheiro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Daniel Alker.

A cooperação bilateral já rendeu muitos resultados por meio do Projeto Proteção da Mata Atlântica II (PMA II), como o estabelecimento de cerca de 500 mil hectares de Unidades de Conservação e a elaboração de estudos e consultas para criação de mais de um milhão de hectares a serem protegidos; o fomento de sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) em cerca de 900 mil hectares, no qual mais de 1.700 famílias foram beneficiadas diretamente e 1,9 milhão de hectares atingidos indiretamente; e a adequação ambiental de 40 mil hectares de propriedades rurais.

RESULTADOS

O projeto, desenvolvido entre 2009 e 2012, teve o objetivo contribuir para proteção, uso sustentável e recuperação da Mata Atlântica, considerada um hotspot global de biodiversidade (ou hotspot ecológico é uma região biogeográfica que é, simultaneamente, uma reserva de biodiversidade, além de estar ameaçada de destruição) e um significativo sumidouro de carbono. Em sua trajetória, a parceria obteve outros resultados pioneiros, como a elaboração de sete planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica demonstrativos e a estruturação de um roteiro metodológico para a construção destes planos.

Outra ação que foi possível graças ao PMA II foi a elaboração de uma estratégia espacial integradora, com mapas de remanescentes florestais e de conectividade da paisagem na Mata Atlântica e a realização de cálculos de estoques de biomassa (armazenamento de carbono) para a definição de áreas prioritárias para proteção da biodiversidade. Também foi estabelecida uma comunidade de aprendizado em PSA, utilizando ferramentas de educação a distância, e editadas publicações de experiências do projeto na criação de áreas protegidas, em mecanismos de PSA, na elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Adequação dos Imóveis Rurais.


Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário