terça-feira, 4 de junho de 2013

Ações pela Mata Atlântica: Especialistas sugerem repactuar compromissos e metas pela conservação do bioma

Os participantes da Semana da Mata Atlântica 2013, elaboraram, durante o evento realizado nos dias 27 e 28 de maio, em São Paulo, documento colaborativo que pretende repactuar compromissos e metas para a conservação da Mata Atlântica. A Carta da Mata Atlântica foi preparada por pessoas que trabalham com o tema e recebeu contribuições nos dois dias de debates.

Todas as colaborações serão, agora, sistematizadas e incorporadas ao texto pelo grupo de trabalho encarregado de finalizar o documento. A nova versão será postada no blog do evento, entre os dias 3 e 21 de junho, para receber comentários e contribuições relacionados aos temas estabelecidos. O documento com novas contribuições será divulgado até 31 de junho deste ano.

APRIMORAMENTO

Embora não seja um documento dirigido ao governo, mas de pactuação entre todos os setores, o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Cavalcanti, deverá entrega-lo à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O lançamento oficial da Carta da Mata Atlântica acontecerá na Semana da Mata Atlântica de maio de 2014.

“Neste período, discutiremos formas de aprimorar o conteúdo, definindo metas e prazos, e conseguindo adesões de instituições”, disse Ivy Wiens, ex-coordenadora geral da Rede Mata Atlântica. “Isso não significa que ficaremos esperando o lançamento do documento para agir, pois há ações que não podem nem devem esperar”.

Para o diretor de Conservação da Biodiversidade do MMA, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, o encontro trouxe um panorama sobre o estado da arte para a conservação da Mata Atlântica e o que foi mostrado confirmou a importância da repactuação entre governos, sociedade civil, setor privado e academia. “Como o contexto socioambiental mudou muito, nos últimos anos, na Mata Atlântica é necessário reorganizar os temas e a forma de trabalhar nessa região, construindo uma coalizão que materialize as oportunidades em impactos de conservação da biodiversidade e de desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

ENVOLVIMENTO

A representante da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Ingrid Prem, disse esperar envolver outros setores para a causa e ressaltou o papel da parceria Brasil-Alemanha nesse processo. “A cooperação alemã é parceira fiel, na medida em que a agenda da Mata Atlântica seja prioritária para governo brasileiro”, disse.

A Semana da Mata Atlântica 2013 foi uma realização conjunta do MMA, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Rede de ONGs da Mata Atlântica, com apoio do Projeto Proteção da Mata Atlântica II. O evento terminou com um apelo de todos os organizadores para a participação da sociedade na construção desta repactuação de compromissos em comum.

O Projeto Proteção da Mata Atlântica II tem a coordenação do MMA, no contexto da Cooperação Técnica e Financeira Brasil – Alemanha, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do MMA, da Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU). Recebeu apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e apoio financeiro do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW Entwicklungsbank), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário