sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estudo aponta que 15% das rochas da Amazônia formam metais nobres

Mais da metade das rochas ígneas da Amazônia Legal (51,9%) encontram-se no Estado do Pará.
 


Mais da metade das rochas ígneas da Amazônia Legal (51,9%) encontram-se no Estado do Pará.
MANAUS – Segundo dados do Banco de Dados e Informações Ambientais (BDIA) sobre os recursos naturais da Amazônia Legal (AM Legal) 15,1% das rochas da Amazônia Central formam metais nobres. As informações são coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Mais da metade das rochas ígneas da Amazônia Legal (51,9%) encontram-se no Estado do Pará.

As informações foram obtidas a partir de imagens de sensores orbitais – em especial do LANDSAT, de trabalhos de campo e de estudos realizados por uma equipe multidisciplinar. O BDIA da AM Legal até agora continha os dados de vegetação e relevo da região, disponibilizados, respectivamente, em 2008 e 2009.

As informações estão estruturadas em banco de dados no Sistemas de Informações Geográficas – SIG, que permitem a criação de novos produtos, derivados a partir do cruzamento de dados, e a possibilidade de contribuir para ações de ordenamento territorial, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Rochas

As rochas ígneas (15,1% da área da Amazônia Legal), provenientes da consolidação do magma (massa rochosa do interior da terra em estado de fusão), e as metamórficas (16,1%), resultado de alterações sofridas por outros tipos de rochas em decorrência de mudanças nas condições físicas ou químicas (temperatura e pressão, por exemplo), apresentam maior potencial mineral.

As ígneas – com tendência à formação de jazidas de metais nobres, como o ouro, e de minerais industriais, como a cassiterita – estão mais concentradas na Amazônia Central, uma faixa quase contínua que se estende do sudeste do Pará ao norte de Roraima e ao noroeste do Amazonas.

As metamórficas detêm um potencial como fonte de ouro primário. São propícias também à formação de jazidas minerais de uso industrial (notadamente ferro e manganês) e de sulfetos de cobre, chumbo e zinco. Estão presentes também em materiais da construção civil, como brita e rochas ornamentais. O Pará detém igualmente a maior parte da extensão desse tipo de rocha na Amazônia Legal (37,3%).

Amazônia Legal

Na Amazônia Legal vivem em torno de 24 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010, distribuídas em 775 municípios, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins (98% da área do estado), Maranhão (79%) e Goiás (0,8%). Além de conter 20% do bioma cerrado, a região abriga todo o bioma Amazônia – o mais extenso dos biomas brasileiros, que corresponde a 1/3 das florestas tropicais úmidas do planeta -, detém a mais elevada biodiversidade, o maior banco genético e 1/5 da disponibilidade mundial de água potável.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário