terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Emater apresenta tecnologia para cadastramento ambiental de propriedades rurais

A Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) apresenta o programa de Sistema de Informações Geográficas e Ambientais (SIGA- Emater). A inovação tecnológica vai garantir maior agilidade ao processo de elaboração do Cadastramento Ambiental Rural (CAR), que está sendo realizado nos onze municípios do entorno da Hidrelétrica de Belo Monte. A tecnologia será apresentada durante o I Workshop Sobre Cadastro Ambiental Rural na Região da Cidadania do Xingu, que acontece no município de Altamira, das 9h às 18h. A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR) da Emater.

O sistema que será aplicado nesse primeiro momento na região do Xingu, que é prioritária nas ações de regularização ambiental das propriedades de agricultores familiares conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Programa Municípios Verdes. Até 2013 a Emater, deve realizar 19.643 CAR em propriedades rurais com até quatro módulos fiscais.
 
O processo que é feito gratuitamente acontece por meio de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O SIGA, que está em fase de testes, deve ser ajustado de acordo com as necessidades junto à Sema.

Com o SIGA, a equipe técnica em campo vai conseguir acumular informações das propriedades rurais visitadas em um banco de dados, que permite ser trabalhado com o sistema off line nos municípios que apresentam dificuldades de acesso à internet. As informações que serão geradas já obedecem as novas regras do Código Florestal Brasileiro. Os dados serão inseridos no Sistema Integrado de Licenciamento e Monitoramento Ambiental (Sinlam).

Iniciado no último mês de março, as ações do CAR na região do Xingu precisam ser readequadas devido o momento que vive a região, para tanto um plano de ações será traçado. Os critérios e a forma de execução das atividades obedecerão a Matriz de Processos e Resultados (MPR), que será desenvolvido de forma participativa com os técnicos da Emater nos municípios envolvidos.
 
A elaboração do CAR também ajuda a combater o desmatamento nas propriedades rurais. “O sistema também vai permitir acompanhar, identificar e quantificar a produção dos técnicos em campo”, disse Jamerson Vianna, geógrafo da Emater.
 
Fonte: Agência Pará de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário