segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TO: Mineratins realiza mapeamento geológico




As pesquisas geológicas serão realizadas por técnicos da Mineratins em uma área de 2 mil hectares requerida pelo órgão para estudo mineral de titânio entre os municípios de Porto Nacional e Fátima há cerca de 70 km de Palmas, entre os dias 27 a 31 de agosto.

A diretora técnica da Mineratins, Regina Martins, que coordena esta pesquisa, ressalta que este é um complemento dos trabalhos de campo já feitos nos anos de 2009 e 2011, onde foram realizados o requerimento e reconhecimento da área a ser pesquisada. “Nesta nova etapa será executado o detalhamento geológico da área, prospecção geoquímica e sondagem com trado motorizado em alvos selecionados na primeira fase de pesquisa, além de coleta de amostras para posterior envio para análise química”, diz Regina. As análises serão enviadas para pesquisa em laboratórios de Minas Gerais.

O trabalho de mapeamento geológico foi possível após o secretário de Indústria e do Comércio e presidente da Mineratins, Paulo Massuia, assumir o cargo dando continuidade ao trabalho que estava sendo realizado nos últimos anos. “O processo de pesquisa e mapeamento desta área é fundamental, pois é através deste estudo que poderemos traçar as próximas etapas e assim abrir novos caminhos para a produção mineral no Estadoto”, destaca Massuia.

Titânio

O titânio pode ser usado na dessalinização da água do mar, na produção de pigmentos em tintas, na construção de artefatos nos quais o baixo peso é um parâmetro importante, sobretudo na indústria aeronáutica, na elaboração de próteses ortopédicas e dentárias, sensores de gás e baterias de carga rápida.

Fonte: Portal Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário