segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ENCE abre inscrições para especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território

 

As inscrições para a Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) vão de 3 de setembro a 19 de outubro de 2012, das 10h às 18h. O programa oferece anualmente até 30 vagas. O edital do processo seletivo está disponível na página www.ence.ibge.gov.br/web/ence/processo-de-selecao. Mais informações também podem ser obtidas na secretaria da Gerência de Registro e Controle da ENCE: (21) 2142-4690 e 2142-4696.
 
O processo seletivo será realizado em duas fases, todas de caráter eliminatório. A primeira fase ocorre em 9 de novembro e consiste na prova de português e matemática (das 13h30 às 17h30). A segunda fase consiste na análise e avaliação da documentação e entrevista, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro.
 
A ENCE é uma instituição federal de ensino superior que faz parte do IBGE. Foi fundada em 1953 e, desde 1984, vem oferecendo cursos de Pós-Graduação lato sensu. Em 1998, foi criado o Programa de Mestrado, stricto sensu, em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. A Escola atua nos níveis de bacharelado, especialização e mestrado, além de promover atividades de pesquisa e oferecer cursos avulsos de atualização e extensão. Também é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento dos servidores do IBGE.
 
O curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, iniciado em 1997, tem por objetivo aprimorar a formação e a qualificação profissional daqueles que pretendem atuar ou que já atuam como planejadores, nas esferas pública e privada, formulando e implementando estratégias de apropriação e de uso dos recursos naturais orientadoras dos processos de gestão e organização do espaço territorial. O curso será desenvolvido enfatizando questões pertinentes à formação de gestores ambientais, que serão trabalhadas considerando uma clientela multidisciplinar.
 
São oferecidas disciplinas básicas e disciplinas de bases metodológicas. As disciplinas referentes à conceituação básica buscam a padronização de linguagens, bem como a organização e o uso dos conceitos para o desenvolvimento e a implementação de políticas e projetos ambientais.
 
As disciplinas referentes às diferentes bases metodológicas procuram orientar o aluno quanto à produção e organização do conhecimento e à estruturação de um projeto de pesquisa, incluindo busca, acesso e tratamento das fontes de dados. Estão incluídos no aprendizado seminários, práticas de campo e visitas técnicas a diferentes instituições de pesquisa e de gestão ambiental, bem como a orientação no que se refere à busca de fonte de dados. A lista das monografias defendidas encontra-se disponível na página www.ence.ibge.gov.br/web/ence/monografias.
 
O curso tem início previsto para o mês de março de 2013 e desenvolve-se em quatro períodos letivos: março a maio, junho a setembro, setembro a dezembro. Os meses de janeiro e fevereiro de 2013 também serão utilizados para ministrar disciplinas do curso de verão.
Para conhecer o processo de seleção, clique aqui.
 
Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário