quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Plano diretor orienta prefeito às necessidades da cidade

Nove cidades do Alto Tietê têm um plano diretor que é obrigatório em municípios com mais de 20 mil habitantes. Apesar de muitas pessoas não saberem o que isto significa, o quesito é importante para descobrir se as propostas de um candidato estão de acordo com as necessidades da cidade.

O plano diretor é um conjunto de princípios, diretrizes e normas, estabelecido pelo poder público e pela população que orienta o desenvolvimento do município.

A medida foi discutida e aprovada em 2006 e a cada dez anos deve ser revista.

O arquiteto Nelson Bettoi, que é membro do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo, contou que todo candidato tem a obrigação de conhecer o plano diretor, o passado e presente do município, para que possa projetar o futuro baseado nas necessidades do lugar.

Nelson ainda explicou que antes disto, nenhum prefeito seguia o planejamento. Um candidato que tinha uma visão da cidade diferente da administração anterior mudava tudo o que tinha sido feito.

O aposentado Aírton Gonçalves, que participou do plano diretor, disse que é a oportunidade da comunidade levar ao prefeito os interesses da população, como a compra de uma ambulância mais sofisticada ou um carro de bombeiros.

Aírton contou que sem o plano, a cidade fica sem rumo.
Para a presidente da Associação de Moradores Denise Jandelli Jimenes, o plano diretor é a democracia porque tem a participação do povo.


Fonte: TV Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário