quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Promon Engenharia e Brandt Meio Ambiente atuam de forma integrada para empresa canadense de mineração

Integração dos estudos ambientais com projetos de engenharia beneficia os clientes com eliminação de retrabalhos e redução de custos dos empreendimentos
 
Para a Promon Engenharia, que detém amplo portfólio de realizações na área de mineração, o projeto Vanádio de Maracás, da Largo Resources, traz novas experiências à empresa, além de imprimir a sua marca naquela que será a primeira planta de pentóxido de vanádio do Brasil. A Largo Resources, do Canadá, tem investido em nichos do setor de mineração por meio da aquisição e exploração de reservas de metais estratégicos, como vanádio, titânio e tungstênio.
 
Após elaborar o projeto básico em 2011, a Promon foi escolhida para implantar a unidade de pentóxido de vanádio, a ser construída no município de Maracás, na Bahia, a cerca de 360 quilômetros de Salvador, mediante um contrato no modelo EPCM (engenharia, suprimentos e gerenciamento de construção). A Promon responderá pelo detalhamento da engenharia básica, pelas compras (são cerca de 300 equipamentos no total) e pelo gerenciamento das empresas que farão a construção civil e eletromecânica.
 
A planta de Maracás terá capacidade produtiva de 10.000 toneladas de pentóxido de vanádio por ano, que são equivalentes a 5.100 toneladas por ano de ferro-vanádio (FeV). O pentóxido de vanádio é matéria-prima para a produção do ferro-vanádio, utilizado na fabricação de ligas de aço e de alumínio, que têm aplicações na indústria automobilística, construção civil e plataformas off-shore, entre outras. A concentração de pentóxido de vanádio de Maracás corresponde ao dobro das minas da África e Austrália, o que corresponde a menos da metade do custo por quilo do minério produzido.

Cerca de 130 profissionais da Promon estarão envolvidos no empreendimento, que mobilizará aproximadamente mil trabalhadores em sua fase de pico, originários, em grande parte, de outras cidades e estados. Maracás tem pouco mais de 15 mil habitantes na área urbana (24,5 mil no total) e cuidados especiais minimizarão os impactos na vida da cidade. Os alojamentos serão divididos em duas localidades – um em Maracás e outro em Porto Alegre, povoado próximo. As instalações, em alvenaria, conferem qualidade superior e, ao término da obra, serão entregues à comunidade para utilização como centros culturais – benefícios adicionais à perspectiva de desenvolvimento e geração de empregos propiciada pela instalação da planta.
 
Brandt Meio Ambiente integra-se ao Projeto Maracás
 
A preocupação com o meio ambiente no desenvolvimento do projeto e após a sua implantação, associada ao nível de confiança e respeito às recomendações técnicas da Promon Engenharia, foram determinantes para a entrada da Brandt Meio Ambiente como responsável por parte das soluções de redução dos impactos ambientais da obra.
 
Também contribuiu fortemente para a escolha da Brandt o fato de a empresa ter sido a responsável, em 2006, pela consultoria global para o licenciamento ambiental – uma das expertises pela qual a Brandt é reconhecida no mercado – do projeto Vanádio de Maracás.
 
A Brandt ficará responsável pela consultoria ambiental incluindo a elaboração de inventário de gases efeito estufa (GEE) e posterior revisão desse levantamento, e pela modelagem acústica com base nos níveis de potência sonora para o projeto, seguida de uma etapa futura de revisão dessa modelagem. As fases de revisão permitem a validação dos estudos preliminares em bases mais concretas, já que se aplicam em condições reais de operação do empreendimento.
 
No inventário de dispersão de gases efeitos estufa são considerados levantamentos de operações com equipamentos da planta industrial e de transportes na área de mineração, tais como motores e caminhões de grande porte.
 
No inventário de modelagem acústica é utilizado um software de última geração que, com base nas informações do projeto, permite simular, medir e identificar curvas de ruídos proporcionados por equipamentos de transporte como escavadeiras, caminhões fora de estrada, britadeiras e considera outros fatores para a propagação do som como posição dos ventos e a topografia do local, cuidando para evitar impactos no entorno e na fauna.
 
Soluções integradas de engenharia e meio ambiente
 
A integração dos projetos de meio ambiente à concepção e implantação dos projetos de engenharia seguramente se traduz em benefícios importantes para os clientes. Além da otimização dos custos, da obrigatória aderência à legislação ambiental e ganhos com eficiência energética e no próprio prazo de implantação do projeto, evita-se o retrabalho proporcionado pela posterior definição da implementação de ações de redução de impacto ambiental e abrem-se possibilidades de geração de valor pela utilização de subprodutos decorrentes do processo produtivo.
 
A Promon, ciente da importância de oferecer projetos de alto valor agregado aos seus clientes e pautada pelo seu espírito inovador, tem investido fortemente no desenvolvimento de seus negócios com a visão integrada de engenharia e meio ambiente.
 
Sobre a Brandt Meio Ambiente (www.brandt.com.br)
 
Com 23 anos de existência e sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Brandt Meio Ambiente é uma referência no mercado para projetos e estudos na área ambiental do Brasil. Possui larga experiência em licenciamento e gestão ambiental de empreendimentos, com atuação no IBAMA e em agências dos mais diversos estados do país. A expertise da empresa nessa área possibilita a geração de documentos segundo procedimentos consolidados nesses órgãos e dentro de elevados padrões internacionais.
 
A empresa tem atividade em todo o país, com unidades em Minas Gerais, Belém e Rio de Janeiro, tendo também atuação internacional especialmente no continente africano. Fazem parte do Grupo Brandt a Terravision Geotecnologia e Geoinformação (www.terravisiongeo.com.br), que detém um núcleo de meteorologia e climatologia, o ClimAgora (www.climagora.com.br), e a Verti Ecotecnologias (www.vertiecotecnologias.com.br) .
 
Sobre a Promon Engenharia
 
Fundada em 1960, a Promon Engenharia, pertencente ao Grupo Promon, é uma empresa brasileira reconhecida por sua competência em engenharia, gerenciamento de empreendimentos e forte capacidade empreendedora. Sua atuação abrange prioritariamente projeto, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia. Entre eles, destacam-se mineração e metalurgia, energia elétrica, óleo & gás, indústrias de processo e química e petroquímica.
 
Em seus 52 anos de atividade, a Promon Engenharia desenvolveu um dos mais expressivos conjuntos de projetos já realizados por uma empresa nacional nas áreas de infraestrutura. Neste período, participou de iniciativas que trouxeram impactos diretos para o desenvolvimento do país, como a construção de refinarias de petróleo, unidades petroquímicas, terminais marítimos, usinas geradoras de energia e seus sistemas de transmissão, plantas siderúrgicas e de mineração, indústrias automotiva e aeronáutica, implantação de redes de telefonia, edificações comerciais, além de grandes projetos ferroviários, rodoviários e de transportes urbanos.
 
O destaque como “Empresa do Ano”, conquista pelo Grupo Promon, na edição de 2011 do anuário “Melhores e Maiores” da revista Exame, a presença constante do Grupo nos rankings das melhores empresas para se trabalhar e das empresas-modelo em sustentabilidade empresarial, conquistas como o Prêmio “MAKE – Most Admired Knowledge Enterprises” e o “Top of Mind em Gerenciamento de Projetos” do PMI – Project Management Institute, além do recebimento do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade, em 2007, demonstram a solidez de suas práticas de gestão e o sucesso de seu modelo empresarial.​​​​
 
 FONTE: PROMON ENGENHARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário