terça-feira, 20 de novembro de 2012

Professor da FEUP inventa GPS para o interior de edifícios

Dirk Elias, professor da FEUP e diretor do Fraunhofer Portugal, inventou uma aplicação de GPS para smartphone, capaz de ler os caminhos de um espaço interior.
 
Quem nunca quis ter o mesmo aparelho que o ator Michael Champion usa no filme “Total Recall” (Desafio Total), de 1990? Para quem nunca viu (pode ver aqui) ou não se lembra, a certa altura, Champion persegue Arnold Schwarzenegger dentro de uma estação de metro, recorrendo a um sistema de GPS que lê os caminhos interiores do edifício.
 
Pois bem, aquilo que Dirk Elias, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do Fraunhofer Portugal, apresentou no European Satellite Navigation Competition (ESNC), não anda longe disso. Na verdade, é teoricamente o mesmo.
 
O concurso desafiava os participantes a apresentarem novas ideias de negócio para a navegação por satélite. Dirk Elias propôs o “Seamless Navigation through Ultra Low Frequency Magnetic Field Communication” (ULF-MC) e arrecadou o Galileo Master 2012, ou seja, o primeiro prémio.
 
LOCUS

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a empresa Tomorrow Options também se associaram para desenvolver um software à base de ondas hertzianas e microeletrónica, que seja capaz de localizar pessoas isoladas em lugares sem acesso a navegação por satélite. O produto final que daqui resultar chamar-se-á LOCUS.
 
O ULF-MC é uma aplicação destinada a smartphones, que utiliza o sistema GPS, mas desta vez orientado para espaços interiores. Em declarações ao JPN, Dirk Elias refere que, além dos smartphones, que terão de ter a aplicação instalada, também os os espaços físicos terão de estar cobertos pela tecnologia usada, que funciona através de campos magnéticos e internet móvel.
 
“Atualmente estamos a fazer uma demonstração da tecnologia e a procurar parceiros comerciais que possam estar interessados em licenciá-la”, expressa Dirk Elias. Algo que não deverá demorar muito tempo, tendo em conta as soluções atrativas que a aplicação oferece. Melhorar os sistemas de segurança e evacuação de recintos fechados, como estádios desportivos ou aeroportos, ou até ajudar uma pessoa a encontrar uma saída alternativa no meio de um incêndio num centro comercial, são algumas delas.
 
No entanto, não é só na navegação indoor que o ULF-MC se destaca. A tecnologia está preparada para estender a navegação para túneis, para pessoas invisuais e com outras necessidades especiais, e ainda pode permitir, por exemplo, fazer pagamentos em máquinas ATM. Resta apenas esperar pela data do lançamento.
 
Fonte: Jornalismo Porto Net (Portugal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário