quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Iteral recebe equipamentos para agilizar atividades de geoprocessamento


O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu, nesta quinta-feira (22), por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), novos equipamentos que irão atender a demanda de atividades técnicas, bem como da modernização tecnológica dos trabalhos de atualização da base cartográfica, principalmente, no aprimoramento dos trabalhos de revisão dos limites dos municípios alagoanos.
 
Durante a solenidade, o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, destacou que a cessão destes novos equipamentos facilitará o trabalho de consolidação da divisão político-administrativa dos municípios, que está previsto no convênio firmado entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Seplande e Iteral.
 
“A secretaria assumiu um compromisso em apoiar o Iteral, na medida do possível, no que ele precisasse para executar as atividades técnicas, em questão no âmbito do governo do estado, e a Seplande, de acordo com as necessidades apresentadas pelo Iteral, já investiu em recursos de custeio e equipamentos mais de R$ 173 mil, visto que o convênio não prevê transferência de recursos”, explicou.
 
Os novos equipamentos cedidos ao Iteral, que irão auxiliar na execução das atividades técnicas do órgão, são um GPS Topográfico, duas câmeras digitais, três estações de trabalho de alto desempenho, um notebook, dois GPS Navegação, um servidor torre, bem como um plotter, que permite a impressão de mapas e outras imagens em alta resolução, através de imagens atualizadas via satélite.
 
Segundo o Chefe de Gabinete do Iteral, Flávio Moraes Alves, este investimento do Governo proporciona ao instituto manter atualizados os dados sobre a divisão político-administrativa do estado, para que as alterações sejam incorporadas à malha municipal, além de inovar nos trabalhos técnicos de geoprocessamento do Iteral.
 
Na oportunidade, o secretário Luiz Otávio Gomes enfatizou o empenho do Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, em dotar os órgãos técnicos da infraestrutura necessária para que eles possam fazer o melhor trabalho possível, principalmente, na área de geoprocessamento, que é o processo informatizado de dados georreferenciados, dinamizando diversas ações e projetos.
 
“No caso específico do Iteral, este investimento é de suma importância porque é o instituto realmente responsável pela demarcação de todos os municípios e, evidentemente, há uma necessidade premente deste instituto ser tecnicamente aparelhado, e eu como secretario de planejamento e do desenvolvimento econômico, me sinto muito satisfeito e feliz em poder realizar a entrega destes equipamentos, através do Pnage, que é um fundo nacional de modernização dos estados e municípios”, informou.
 
Convênio

A equipe multidisciplinar foi criada a partir de um convênio firmado, em 2009, entre a Seplande, o Iteral e o IBGE. Com isso, os prefeitos podem solicitar estudos detalhados que vão contar com o suporte dos três órgãos.

Fonte: Aqui Acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário