segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Presidência lança núcleo de inteligência territorial para otimizar o uso do solo


A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançaram no dia 30 de outubro, em Brasília, o Núcleo de Inteligência Territorial. O objetivo da parceria é avaliar políticas para o agronegócio brasileiro a partir do levantamento de dados do território nacional.

Ao abrir o evento, o secretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, Persio Davison, destacou a importância de governo e cadeia produtiva terem acesso a informações atuais e regionalizadas. “Não é possível que deliberemos políticas para o presente exercício ou para o próximo ano tendo como base o que realizamos ou temos de um ano atrás. O ministro Moreira Franco vê com muita satisfação essa parceria”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo do Mapa, José Carlos Vaz, os primeiros resultados do NIT devem ser entregues até junho de 2013. “Iniciativas como essa, que têm a ver com tecnologia, capacitação, gestão, informação e inovação, é que vão fazer com que o setor público se aproxime das expectativas e necessidades da sociedade”, disse. Já o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, acrescentou: “o foco será elevar nossa produtividade e agredir cada vez menos o meio ambiente”.

Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil Governo lança núcleo de inteligência territorial para otimizar o uso do soloO conhecimento gerado pelo Núcleo de Inteligência Territorial permitirá a viabilização das estratégias de otimização do uso do solo, possibilitando melhor foco das políticas públicas, redução do risco e melhor alocação do crédito rural. As informações serão disponibilizadas a partir do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura (SomaBrasil), ferramenta desenvolvida pela Embrapa Monitoramento por Satélite, e que já está disponível para o público.

Também participaram do lançamento do NIT o diretor de Planejamento Territorial da SAE, Arnaldo Carneiro Filho; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues; e o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, Derli Dossa.

As apresentações e materiais utilizados no evento estão disponíveis: GeoSafras – Geotecnologias aplicadas ao Monitoramento Agrícola; Zoneamento Agrícola de Risco Climático; Sistemas de Monitoramento da Dinâmica Agrícola Nacional – Desafios; SOMA Brasil & Inovações Geotecnológicas na EMBRAPA; OTIMIZAGRO: Ferramenta de apoio ao planejamento territorial.

Fonte: Secretaria de Assuntos Estratégicos – SAE e MundoGEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário