terça-feira, 20 de novembro de 2012

Autoescola utiliza GPS para orientar aprendizes


Não é de hoje que a tecnologia tem auxiliado em diversos setores da região. A novidade do momento é a implantação do GPS (Global Positioning System) nos carros de autoescola. Com isso os futuros motoristas ganham uma nova ferramenta de localização, que aliado ao trabalho do instrutor, contribui para a sua formação.
 
Os aparelhos começaram a funcionar há 60 dias nas autoescolas Cometa de Chapecó e Pinhalzinho. Conforme o proprietário do Centro de Formação de Condutores (CFC), Rony Robert Fontana, na maior cidade do Oeste já são oito veículos com o equipamento.
 
O custo dá instalação girou em torno de 7 mil reais, mas que, conforme Fontana, não alteram o preço final da habilitação. A intenção de implantar o GPS foi justamente para proporcionar aos alunos novas ferramentas de localização. Para isso foram criados três modelos de rota e os aprendizes são designados a cumpri-los, conforme orienta o aparelho.
 
Além disso, o sistema de navegação por satélite envia informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição climática. Com isso o motorista é avisado de lombadas ou possíveis alterações na pista. “Quando ele passa por um buraco, por exemplo, ele pode cadastrar a situação no aparelho, e isso futuramente, ajudará os outros aprendizes”, completa o proprietário.
 
A presença do instrutor, contudo, não é substituída. Antes mesmo da instalação dos aparelhos, um especialista no assunto realizou um curso teórico e prático com os mesmos. Dieison Gosch, que trabalha ensinando novos motoristas, afirma que o aparelho acelera o aprendizado. “Claro que só disponibilizamos o aparelho quando o aluno está em estado avançado, porque o mais importante é ter domínio do carro, mas os que utilizam pegam o jeito bem mais fácil”, relata.
 
Vantagens futuras

Fontana ressalta, também, que além das vantagens locais o futuro motorista acaba se preparando para dirigir em grandes centros, já que tendo domínio do equipamento, ele pode alugar um carro e dirigir em qualquer cidade. “São Paulo é um exemplo. Muitos vão para lá e precisam de taxi porque não sabem se localizar”, exemplifica.
 
Fonte: RedeComSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário