segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MS: Com análise criminal e georreferenciamento, municípios de interior reduzem criminalidade


Os municípios polos de Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas apresentaram considerável redução nos delitos contra a vida e contra o patrimônio, no período de janeiro a outubro de 2012, comparados com o mesmo período do ano passado.

A informação foi divulgada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, durante reunião institucional de análise de desempenho do Plano de Redução da Criminalidade “MS Forte Segurança”, implantado pela Sejusp em 2011, e que estabelece metas de diminuição nos crimes de 6% a 8% em todo Estado. O encontro foi realizado nesta terça-feira (12), em Campo Grande e reuniu dirigentes da policiais Civil e Militar, comandantes de batalhões e delegados da Capital e Interior.

“Estou satisfeito com os resultados”, comentou o titular da Sejusp, ao informar que na reunião realizada bimestralmente foram analisados números de 16 municípios considerados polos e, na grande maioria, os dados indicam redução dos delitos.

“Com o plano MS Forte Segurança, adotamos uma nova doutrina de trabalho, baseada na inteligência artificial, análise criminal, e implantamos o georreferenciamento on-line. Hoje este conhecimento se consolidou nas instituições da segurança pública, e já colhemos os frutos. Estou satisfeito com trabalho de todos”, ressaltou Jacini.


Municípios

O município de Aquidauana apresentou uma redução de 40% nos delitos de homicídio doloso; com relação ao furto de veículo, o índice atingiu queda de 38,4%, contabilizando 226 ocorrências registradas neste ano contra 258 contabilizadas em 2011. Os furtos em residência também apresentaram declínio de 12,4%.

Coxim, que de acordo com o secretário vem se destacando desde o início da implantação do plano, continua mantendo os bons números. O município apresentou redução de 11,1% nos homicídios dolosos, queda de 100% nos roubos de veículos e roubo a estabelecimento comercial e redução de 3,4% nos furtos.

Na avaliação de Jacini, Dourados, segunda maior cidade do Estado, desponta pela sintonia entre Polícia Civil e Polícia Militar, o que rendeu ao município uma redução de 20,8% nos delitos de homicídio doloso. Nos dez primeiros meses de 2011 foram registradas 53 ocorrência do delito, e, neste ano, o número caiu para 42. Os homicídios culposos no trânsito também apresentaram queda de 5,5%. Os roubos a residência reduziram 47,5%, passando de 40 boletins de ocorrência registrados em 2011 para 21 neste ano. Roubos em estabelecimento comercial e de veículo também caíram, apresentando índices inferiores a 2011, com queda de 34,1% e 2,5%, respectivamente.

Em Corumbá, os homicídios dolosos contabilizaram redução de 34,8%, passando de 23 ocorrências registradas em 2011, para 15 neste ano, seguida pela diminuição de 32,1% dos delitos de roubos de veículos e 4,2% nos furtos a residência.


O maior polo industrial do Estado, município de Três Lagoas, também contabilizou bons índices, apresentando queda de 21,7% nos números de homicídios dolosos, passando de 23 ocorrências contabilizadas nos 10 primeiros meses de 2011, para 18 neste ano. Também foi possível observar redução de 28,6% nos roubos de veículos e de 26,5% nos roubos a residência e, ainda, redução de 32,4% nos furtos a residência, passando de 876 ocorrências registradas o ano passado, para 592 em 2012.

Também participaram da reunião de avaliação de metas dirigentes do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Superintendência de Assistência Socioeducativa, Departamento de Operações de Fronteira, Centro Integrado de Operações de Segurança e superintendentes da Sejusp.

Fonte: ClickNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário