segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Webinar sobre nova Agência de Cartografia reúne mais de 700 participantes

 

 
Semana Webinars MundoGEO Geotecnologias Webinar sobre nova Agência de Cartografia reúne mais de 700 participantesO MundoGEO, em parceria com o Instituto Geodireito (IGD), realizou na última quinta-feira (30) um seminário online sobre a criação da Agência Nacional de Cartografia, a Ancar, e do Código Cartográfico Nacional (CCN). Com presença de mais de 700 pessoas na sala online, o evento debateu amplamente os temas.
A criação da Ancar e do Código Cartográfico Nacional (CCN) foi proposta em maio deste ano, pelo Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS/SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012. Para o deputado, as discussões devem ser pautadas em sete grandes objetivos: criar o CCN, aprimorar a governança setorial, fortalecer o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em suas funções, criar a Ancar, aprofundar os esforços para que a União e os cidadãos tenham uma plataforma cartográfica única e confiável e fortalecer a indústria e os profissionais do setor.
A apresentação do webinar ficou por conta de Luiz Antonio Ugeda Sanches, presidente do IGD, advogado e geógrafo, doutorando em Geografia na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito e em Geografia pela PUC/SP. Segundo o presidente, o webinar contribuiu para disseminar o conhecimento cartográfico e jurídico aos profissionais e demais interessados em identificar formas de regulação da infraestrutura cartográfica.
Mediado por Emerson Zanon Granemann, diretor e publisher do MundoGEO, o seminário online teve intensa participação do público online, que usou a oportunidade para opinar e debater sobre o tema. “Foi muito bom mediar o webinar sobre a Ancar. Tivemos 1.400 inscritos e 750 conectados de todos os estados brasileiros, além de Portugal, Espanha, Bolívia, México, Chile, EUA e Argentina. Recebemos mais de 320 interações com comentários e perguntas”, afirmou.
Para o diretor, a participação da comunidade é muito importante para formatar o projeto. “Avaliando as pesquisas e os comentários, percebemos que a comunidade apoia a necessidade de mudanças no quadro atual da cartografia nacional. Na minha opinião, este debate sobre o melhor formato do projeto de lei será muito positivo na medida que reúna os diversos segmentos que formam este mercado. Penso que o caminho é o de unir esforços para debater o melhor formato de uma agência eficiente e fortalecer a Concar, IBGE, DSG e as empresas e profissionais multidisciplinares que atuam no setor”, conclui.
Para conhecer a minuta inicial do Projeto de Lei, acesse aqui. Para realizar contribuições ao Projeto de Lei, envie para igd@geodireito.com até o dia 7 de setembro de 2012.
Fonte: MundoGEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário