sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Informações Meteorológicas - Chuvas de Granizo na Primavera


Estamos para iniciar o período chuvoso oficial em MG (outubro 2012 a abril 2013).  A tendência é que as chuvas mais significativas comecem somente a partir da última semana de setembro. Nessa época de transição para a primavera é quando as primeiras massas de ar úmido e quente chegam ao Sudeste, proporcionando instabilidade e em diversas ocasiões chuvas de granizo. Entenda mais sobre o fenômeno.

Granizo é uma forma de precipitação de partículas sólidas de gelo, transparentes ou translúcidas, que podem medir de 5 mm ao tamanho de uma laranja. O recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, onde cada uma pesava cerca de 1,5 kg, provocando inclusive alguns óbitos. Sua origem dá-se nas nuvens do tipo 'cumulonimbus' (Cb) onde gotículas de água se congelam até alcançar o peso suficiente para cair. Entretanto, a formação do granizo depende das condições de umidade e da velocidade e intensidade dos movimentos internos dos núcleos de gelo.

Uma característica das nuvens propícias para ocorrer o granizo são correntes verticais de ar de até 90 Km/h, empurrando as gotículas de água para cima. Em altitudes elevadas (acima de 10 km aproximadamente), a temperatura do ar dentro da nuvem é extremamente fria, provocando o congelamento das gotas e a formação das pedras que tendem a cair. Estas pedras só atingem o solo se tiverem tamanho suficiente, pois do contrário o ciclo se repete, ocorrendo apenas deslocamentos internos dentro do Cb.

 

Nuvens de granizo precisam de calor e umidade para se formar. A evaporação normal da umidade provocada pelo ar quente leva as gotículas de água até uma altitude aproximada de 1 km, onde se pode formar garoa ou no máximo chuva fraca. O oposto ocorre com o tempo bem quente e úmido (exemplo do contraste de massas de ar), quando grandes massas de ar cheias de vapor alcançam altitudes de até 15 km, onde ocorrem temperaturas muito baixas e grandes tormentas, inclusive formação de granizo. Enquanto ganha tamanho, a pedra de gelo atravessa várias vezes o ponto de congelamento, provocando em sua formação camadas intercaladas de água, cristais e elementos gasosos da atmosfera, neste caso, formam-se pedras esbranquiçadas.

 

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário