terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pra onde eu vou

Hoje, com Google Earth, GPS e mapas detalhados, tornou-se bem mais fácil localizar destinos por esse mundão afora. Contudo, ainda é relativamente pequeno o número de pessoas que possuem estes meios e, dentre seus possuidores, muitos não sabem usá-los adequadamente, além de sua desatualização frequente. É muito agradável e elemento de boas vindas, chegar-se a uma cidade e ser recebido por placas claras e bem distribuídas. Isso evita perda de tempo e o desconforto de pedir informações a transeuntes ou pontos comerciais. Nem sempre as pessoas sabem prestar as orientações solicitadas.
 
Em Ponta Grossa foram colocadas, recentemente, diversas placas aéreas indicativas em vários pontos da cidade. Elogios à parte, são insuficientes para destinar com segurança os visitantes que aportam por estas plagas, movidos pelos mais diversos motivos, mesmo porque algumas contêm falhas estruturais, ou indicam direção sem a devida clareza. Quem circula por uma cidade estranha, pouco conhecida, não dispõe de tempo para interpretar sinalizações confusas ou com letras pequenas, já que deve estar atento ao trânsito e, às vezes, não tem como parar para interpretá-las…

Ponta Grossa é uma cidade de porte médio, surgida numa região de topografia nada funcional, repleta de recortes geológicos. Isto também contribui para que os visitantes vejam-se perdidos com muito mais frequência. Assim, orientação clara e de fácil interpretação faz-se necessária para que os inúmeros visitantes sintam-se em casa e não em labirintos geográficos, ainda mais com o trânsito caótico de nossas ruas.
 
Criar placas funcionais (e prestar serviços satisfatórios) custa o mesmo que execuções pouco eficientes. Basta colocar a pessoa adequada no lugar certo, funcionários de carreira, devidamente concursados para fins específicos. Contudo, por esses rincões brasílicos, a praxe é o compadrismo de cargos. Em Brasília, apenas para exemplo, é comum “os mesmos macacos apenas serem trocados de galhos”, como se cada um fosse senhor de todas as sapiências necessárias para exercer, adequadamente, quaisquer funções no governo. Algures não é diferente…
 
Fonte: Jornal da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário