segunda-feira, 24 de setembro de 2012

GPS vai monitorar trabalho de policiais da UPP da Rocinha em tempo real

 
Além de ser a maior entre as 28 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) já implantadas no Estado do Rio de Janeiro, a UPP da Rocinha, inaugurada nesta quinta-feira (20), também é a campeã quando o assunto é tecnologia. Um centro de controle instalado na base da UPP vai comandar as cerca de cem câmeras de monitoramento espalhadas pela favela, assim como a localização em tempo real de cada um dos policiais. Isso porque os rádios de comunicação usados pelos agentes são equipados com rastreamento via satélite (GPS), como explica o major Edson Santos, comandante da UPP.
 
— O projeto das câmeras já está aprovado. Elas serão colocadas em todos os acessos e pontos estratégicos da Rocinha. Haverá uma câmera que vai ficar em cima de uma torre. Ela filma em 360 graus e consegue mostrar a hora em um relógio de pulso a 500 m de distância. Com relação ao GPS, aumenta o controle das equipes. Saberemos exatamente onde estará cada equipe, seja a pé, de carro ou motocicleta. Teremos 140 policiais por dia em toda a Rocinha, sendo 700 no total.
 
A UPP Rocinha será dividida em oito bases. A sede já está pronta, além de outras duas bases na Cachopa e na rua Dois. As outras cinco ainda estão sendo viabilizadas pelo governo do Estado. Os policiais também terão auxílio de 12 motocicletas.
 
— A Rocinha é muito grande e 80% do território é formado por becos e vielas. É importante termos mobilidade. Assim como acontece em todos os lugares, com a chegada da UPP, vamos poder dividir a comunidade em subsetores para melhorar a capacidade de patrulhamento. Cada equipe fica responsável pelo seu setor.
 
A cerimônia de inauguração da UPP reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, moradores, atletas e artistas. O governador Sérgio Cabral também participou do evento e falou sobre o desafio da pacificação na Rocinha.
 
— Não temos a ilusão de que a marginalidade vai aceitar isso e não vai tentar permanecer aqui, seja na venda de drogas ou no enfrentamento. O que eu posso dizer é que a polícia vai permanecer aqui para sempre.
 
Perfil dos comandantes

O major Edson dos Santos está na Polícia Militar há 12 anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Rocinha ele foi comandante da ocupação na comunidade e trabalhou no Batalhão de Operações Policiais Especiais. Passou pelo 20º BPM (Mesquita) e pela Academia de Polícia Dom João 6º, antes de se tornar um dos coordenadores do Projeto Lei Seca.
 
O subcomandante da UPP Rocinha é o tenente Neyfson Rodrigues Borges, de 30 anos, há quatro anos a serviço da polícia. Após concluir o Curso de Formação de Oficiais foi para o Bope, no qual ficou por um ano. Atualmente, Neyson cursa Defesa de Gestão Estratégica Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
 Fonte: R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário