segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Educação ambiental se aprende dentro e fora das salas de aula

 
 
Projeto Escola da Floresta, no município de Santarém, no Estado do Pará, desperta para a importância da preservação do meio ambiente na região
 
A educação ambiental está em pauta. Dentro e fora das salas de aula. O projeto Escola da Floresta, no município de Santarém, no Estado do Pará, se propõe a uma experiência inovadora para a conscientização da importância da preservação do meio ambiente. A iniciativa promove uma releitura das relações com a natureza para alunos, professores e moradores das comunidades locais.
 
Ocupando uma área de 33 hectares de mata, a Escola da Floresta atua em parceria com a rede municipal de ensino da região, proporcionando às instituições diversas atividades para alunos de todas as idades. Nas instalações, as crianças visitam a casa de farinha, a casa do seringueiro, o viveiro de peixes e oscanteiros, e fazem trilhas na área da escola.
 
A Escola Deputado Ubaldo Correa está entre as beneficiadas pelo projeto. Todos os alunos, do 6º ano ao 9º ano, somando 1,1 mil crianças, participam das atividades. Algumas são desenvolvidas no próprio ambiente do colégio, como palestras. “Há muita interação por parte dos alunos, o que contribui para uma mudança de percepção e de comportamento”, comenta a professora Georgete Maria da Silva Lira, uma das coordenadoras do projeto de meio ambiente da escola.
 
Assim, a Escola da Floresta busca estimular mudanças de práticas e valores quanto à preservação do meio ambiente, em um espaço de troca de experiências e ações de educação ambiental, com a finalidade de promover atividades que estimulem indagações, fomentem desafios e tragam informações para uma nova percepção ambiental.
 
Georgete destaca como as atividades ajudam a formar uma consciência ecológica nos alunos: “Eles são estimulados a plantar, conhecem diferentes tipos de árvores, visitam igarapés e aprendem sobre os perigos da erosão e do desmatamento”.
 
Um dos espaços de destaque é o Memorial Chico Mendes, que apresenta fotos, livros e artigos sobre a história do seringueiro ícone do movimento em defesa da Amazônia.
Fonte: Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário