segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mapemaneto: JICA vem ao país conhecer o Serviço Geológico do Brasil

“O Serviço Geológico do Brasil – CPRM tem uma tarefa bastante robusta de produzir mapas de risco a desastres naturais num curto período” afirmou o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Edson Farias Mello, aos representantes da Japan Internacional Coorporation Agency (JICA), Agência de Cooperação Internacional do Japão.
 
A comitiva, constituída por técnicos da JICA, veio ao Brasil com o propósito de levantar dados para elaboração de um projeto de cooperação na área de Gestão de Riscos em Desastres Naturais, entre os governos do Japão e do Brasil, a partir de uma solicitação do Governo brasileiro ao Governo Japonês.
Na reunião, Edson Farias Mello explicou aos representantes japoneses que “a CPRM vem desenvolvendo ações emergenciais de mapeamento de riscos geológicos e de suscetibilidade a movimentos de massa e enchentes”. O diretor informou que a CPRM/MME está atuando desde 2011 na realização de ação emergencial em municípios selecionados onde se registram graves riscos a processos como deslizamentos e inundações, com vistas a subsidiar os agentes do governo federal envolvidos na análise, gerenciamento e intervenção de áreas de riscos.
 
“A CPRM está trabalhando com setorização de risco, identificando os alvos de alto risco em 27 municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo”, disse o diretor. Farias Mello esclareceu ainda que entre janeiro e fevereiro de 2012 foram mapeados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo 49 municípios em situação de risco. Segundo ele, na região nordeste o trabalho foi finalizado em maio, totalizando 30 municípios mapeados. “Ao todo, já foram mapeados 186 municípios no país”, finalizou.
 
O Programa de Mapas de Setorização de áreas de risco, da CPRM prevê que em 2012 serão mapeadas, na escala 1:2.000, 286 áreas com risco de escorregamento de massa. Em 2013 serão 250 e 2014, 286 áreas mapeadas. Paralelamente também serão produzidos mapas de Suscetibilidade na escala 1:250.000: dois em 2012, 100 em 2013 e 186 em 2014. Além disso, a CPRM vem ministrando cursos de capacitação e treinamento para as comunidades em regiões de alto risco. “A população que mora em área de risco precisa estar preparada” afirmou Edson Farias Mello.
 
O Projeto de cooperação de Gestão de Riscos em Desastres Naturais envolve três Ministérios: Integração, Cidades e Ciência e Tecnologia e prevê a capacitação em gestão integrada de riscos. A reunião teve como objetivo a troca de informações para o planejamento detalhado do projeto. Além da delegação japonesa, participaram da reunião, Dione Macedo, Coordenadora no Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração e o assessor Samir Nahass.
 
A JICA
 
A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. A Jica tem como objetivo contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.
 
SBG
 
O Serviço Geológico do Brasil – CPRM, cumpre suas atribuições institucionais na sua missão de gerar e difundir conhecimento geológico e hidrológico básico para o desenvolvimento sustentável do território nacional. Além disso, o CPRM vem ampliando e consolidando sua atuação em estudos do meio físico, com foco direcionado para as fragilidades e vulnerabilidades dos terrenos frente a desastres naturais, disponibilizando dados e conhecimento para a prevenção, mitigação e redução de danos em áreas de riscos geológicos.
 
Fonte: MME

Nenhum comentário:

Postar um comentário