terça-feira, 6 de novembro de 2012

TIM inicia ‘Transamazônica digital’: desafios na floresta

Nos anos 70, a missão era rasgar a Amazônia com a construção de uma estrada para permitir o desenvolvimento da região Norte. Quarenta anos depois, o desafio continua. Agora, o objetivo é levar internet em alta velocidade a uma parte do país que até hoje não viu concluído o projeto da Transamazônica, iniciado durante a gestão do presidente Emílio Médici, na ditadura militar, e que previa chegar ao Oceano Pacífico.
 
Chamada informalmente de “Transamazônica digital”, a TIM investe R$ 171 milhões na instalação de uma rede de fibra ótica em 27 municípios entre os estados de Amazonas, Pará e Amapá. Para isso, a segunda maior operadora de telefonia móvel do país assinou contrato com o consórcio LT Amazonas para transportar esses cabos pelas 3.600 torres de linhas de transmissão e oito subestações de energia.
 
Ao todo, está prevista a instalação de 1,8 mil quilômetros de fibra. Até agora, metade da linha já foi lançada, diz Cícero Olivieri, diretor de Redes da TIM Brasil. Mas, assim como ocorreu com a estrada nos anos 70, a instalação da rede é envolta em dificuldades. Para atravessar o Rio Amazonas, lembra o executivo, foi necessária a construção, por exemplo, de duas torres metálicas de 320 metros de altura.
 
— É um projeto de grande envergadura e com muitos desafios. Por exemplo, o transporte é muito complicado. Por ser uma região virgem, tivemos de montar pequenas vilas com os operários. A mata, fechada, geralmente está obstruída por troncos. As regiões alagadas e os pântanos, geralmente, trazem problemas como atolamento de embarcações — diz Olivieri.
 
A expectativa é que toda essa rede de fibras esteja instalada até junho de 2013. Pelo cronograma, serão feitos três trechos: Tucuruí-Jurupari, Macapá-Jurupari e Jurupari-Manaus. Após essa fase, será feita a migração desse novo sistema para a rede geral da companhia no país. Hoje, a TIM oferece seus serviços via satélite. Com a mudança, acredita-se que as conexões serão até 5 mil vezes mais rápidas que as atuais. A tele diz ainda aumentar em 100 vezes a capacidade de transmissão de voz e dados. Com a mudança, a TIM espera elevar em quase 10% sua base de clientes apenas em Manaus e Macapá.
 
Com essa rede, a TIM consegue preparar Manaus, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, para a tecnologia de quarta geração da telefonia móvel .
 
— É uma mudança da água para o vinho. Esses investimentos vão acelerar o desenvolvimento da região Norte do país. Lá, há uma carência de comunicação. Queremos incentivar a interiorização; por isso, firmamos ainda uma parceria de compartilhamento de rede com a Telebrás. Ou seja, a Telebrás vai usar a nossa rede no Norte e nós vamos usar a rede deles no Nordeste do país — afirma Olivieri.
Com a rede da Telebrás, a TIM pretende também reforçar a expansão de serviços wi-fi e ampliar o número de cidades atendidas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). No fim de 2014 serão 53 mil quilômetros de rede no país, segundo Olivieri.
 
Fonte: o Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário