terça-feira, 13 de novembro de 2012

IPÊ utiliza informações geográficas em programa para conservação da Anta Brasileira na Mata Atlântica e Pantanal

Projeto para geração de mapas com resultados de pesquisas de ecologia espacial da Anta Brasileira foi desenvolvido com apoio da Imagem, líder no mercado de Informações Geográficas.
 
O Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) está utilizando a tecnologia de informações geográficas (Geographic Information Systems) para disponibilizar dois portais de mapas focados em resultados de pesquisa de campo da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB). Por meio dos portais, os internautas têm acesso livre e gratuito à informações detalhadas sobre a ecologia espacial (área total de uso, áreas de maior intensidade de uso e outros parâmetros) de cada anta monitorada pela INCAB na Mata Atlântica e Pantanal brasileiros.
 
“Ao disponibilizar resultados provenientes de nossas pesquisas de campo, buscamos compartilhar essas informações com outros pesquisadores que trabalham com a Anta Brasileira, além de organizações governamentais e não-governamentais, bem como quaisquer pessoas que tenham interesse em conhecer nossos resultados, utilizando-os para o benefício da conservação dessa espécie no Brasil e no mundo”, afirma Patrícia Medici, Coordenadora de Pesquisas do INCAB-IPÊ. Patrícia ressalta ainda o pioneirismo do IPÊ, explicando que esta é a primeira iniciativa brasileira para divulgação de informações de pesquisa de campo, com acesso gratuito, por meio da tecnologia de informações geográficas.
 
A INCAB destaca-se, ainda, pela obtenção e compartilhamento de dados relativos à demografia, genética e saúde da Anta Brasileira, os quais contribuem para o desenvolvimento de estratégias para a conservação da espécie nos biomas brasileiros onde ocorre, incluindo Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
 
Nessa ação, o IPÊ contou com apoio da Imagem, líder no mercado latino-americano de geotecnologia e responsável pela implantação do ArcGIS Online (solução para gerenciamento de conteúdo colaborativo para mapas, aplicativos, dados e outras informações geográficas).
 
“A solução ArcGIS Online é de propriedade da Esri, empresa líder no mercado mundial de informações geográficas. Como a Imagem é representante oficial e exclusiva da Esri no Brasil, ela proveu todo o conhecimento técnico que o IPÊ necessitava para desenvolver o escopo dos portais e colocá-los no ar”, diz Rafael Ruas, instrutor da Academia GIS Imagem, responsável pela implantação do projeto no IPÊ.
 
Imagem-Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) com 25% de participação no mercado nacional do setor. A empresa oferece uma solução completa de Inteligência Geográfica que reúne plataforma GIS da empresa norte-americana líder no setor Esri, conteúdo geográfico (imagens de satélite, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas,etc) e aplicações (consultoria, implementação de sistemas,etc) para os mais diversos processos de negócio.
 
Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por centenas de empresas, públicas e privadas, de setores como governo (municipal, estadual, federal), meio ambiente, mineração, óleo e gás, agrobusiness, transportes, telecomunicações, segurança pública e defesa. Também focada na área de Utilities, oferece soluções para energia e saneamento. Em 2011, a companhia obteve faturamento de R$ 72 milhões.
 
Sediada em São José dos Campos (SP), a Imagem conta com escritórios regionais e uma ampla rede de parceiros no país[www.img.com.br].
 
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização não governamental brasileira que trabalha pela conservação da biodiversidade do País, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, possui título de Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem sua sede em Nazaré Paulista (São Paulo). O Instituto conta com uma equipe de mais de 80 profissionais trabalhando em cerca de 40 projetos espalhados pelo Brasil. Nos locais onde atua, a organização tem adotado o modelo IPÊ de Conservação, um modelo de ação integrado que inclui pesquisa de espécies ameaçadas, educação ambiental, restauração de habitats, envolvimento comunitário e desenvolvimento sustentável, conservação da paisagem e envolvimento em políticas públicas. Uma das preocupações do IPÊ é a transferência do conhecimento adquirido em suas pesquisas. Como parte desse processo, a instituição conta com o Centro Brasileiro de Biologia da Conservação (CBBC), que realiza cursos de atualização, a Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) com Mestrado Profissional (parceria com o Instituto Arapyaú) e o MBA em Negócios Socioambientais (parceria com Artemisa e apoio do CEATS/USP) [www.ipe.org.br].
 
Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB)-A Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira do IPÊ, coordenada pela pesquisadora Patrícia Medici, é um esforço conservacionista em nível nacional que visa estabelecer programas de pesquisa e conservação da anta nos biomas brasileiros onde ela ocorre. A INCAB teve seu início através do Programa Anta Mata Atlântica conduzido no Parque Estadual Morro do Diabo, Pontal do Paranapanema, São Paulo, entre 1996-2008. Em 2008, houve uma expansão das pesquisas com o estabelecimento do Programa Anta Pantanal. No futuro próximo, a INCAB será estabelecida nos biomas Cerrado e Amazônia. Através destes projetos de pesquisa são coletados dados de ecologia, demografia, genética e epidemiologia das populações de Anta Brasileira em cada um dos biomas e Planos de Ação Regionais para a conservação da espécie são desenvolvidos e implementados subsequentemente [www.tapirconservation.org.br].

Fonte: Fator Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário