quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Primeiro sistema de informações geográficas de Tocantins é lançado

O Sistema WebGIS do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão foi inaugurado pela Seplan – Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública. O evento aconteceu no auditório da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e contou com a presença de técnicos de ambas as secretarias e da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.
 
Denominado WEB GIS Geo Jalapão, a novidade é um Sistema de Informações Geográficas para internet (SIG-WEB) básico, gerado a partir de software livre, capaz de realizar consultas e análises simples, utilizando dados de temas diversos, nas áreas ambiental, de recursos naturais, de limites territoriais, de uso da terra e de infraestrutura, dentre outros. A página contém dados geográficos como recursos naturais e infraestrutura, informações institucionais e arquivos para download, entre outros.
 
O Sistema foi operacionalizado pela diretoria geral de Pesquisa e Zoneamento Ecológico-Econômico da Seplan, por meio da produção e sistematização de dados estruturados em sistemas de informação geográfica. Segundo o diretor geral, Joaquim Cifuentes, essa é a primeira ferramenta de disseminação de informações geográficas que o Estado está colocando à disposição da sociedade como um todo, além disso estão previstas outras iniciativas como essas. “Nós temos um projeto institucional que é uma ferramenta onde todas as secretarias do Estado irão disponibilizar informações e disseminar para toda a população. Isso está previsto para o próximo ano”, afirma Cifuentes.
 
As informações relativas ao Sistema Web GIS do Corredor Jalapão podem ser encontradas no site www.seplan.to.gov.br/corredorjalapao e tem livre acesso do público à informações com abrangência espacial nacional e estadual, produzidas por órgãos do Governo Federal e estadual, sendo mais um instrumento de acesso ao conhecimento de aspectos geográficos do território tocantinense.
 
De acordo com Manabu Kawakuchi, perito da JICA que desenvolveu a ferramenta, o projeto teve custo zero para o Estado. “Essa ferramenta GIS antes era muito cara, mas disponibilizando pela internet se torna gratuita e pode ser acessada por qualquer usuário.
 
Corredor Ecológico da Região do Jalapão

O projeto visa estabelecer um corredor ecológico para reforçar a preservação dos ecossistemas naturais que unem as Unidades de Conservação, promover a integração entre unidades e a população local, assim como incentivar as alternativas de desenvolvimento sustentável na Região. O WEB GIS Geo Jalapão vai orientar ao planejamento participativo das estratégias de uso sustentável dos recursos naturais.
 
O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em cooperação técnica com a JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, e vem sendo implementado com a colaboração da equipe da Seplan, Semades e Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.
 
Fonte: Governo do Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário