segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novo projeto da Adema garante monitoramento espacial de biomas em Sergipe

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) dá mais um expressivo passo em direção à preservação dos manguezais do Estado. Após desenvolver projeto que quantificou o ecossistema manguezal em Sergipe, a Adema fecha contrato com a Santiago e Cintra Consultoria para desenvolver um novo projeto: o do Banco de Dados Geoespacial. Com a iniciativa, o órgão ambiental irá acompanhar a evolução dos manguezais do Estado mediante utilização de modelagem computacional com uso de geoprocessamento em imagens.
 
Outro destaque dessa nova forma de observação ao ecossistema é quanto ao seu alcance. Além de monitorar os manguezais, com a utilização do geoprocessamento espacial, outros biomas, a exemplo da Caatinga, também serão quantificados. Esse cenário irá permitir o aperfeiçoamento da gestão nas atuações do órgão, tendo como suporte para esse finalidade o arquivamento de imagens para produção de informações ao Banco de Dados Geoespacial da Adema, conforme objetiva o projeto.
 
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, o contrato firmado com empresa irá proporcionar maior eficácia nas ações da área de meio ambiente no Estado.
 
“A implantação e execução do projeto desenvolvido pelos técnicos da Adema com suporte da empresa contratada, com vista na ampliação da capacidade gerencial e estratégica de ações em benefício dos manguezais e outros biomas do Estado, faz parte do planejamento ambiental do Estado. O Governo de Sergipe tem se preocupado em qualificar cada vez mais a gestão ambiental do Estado em função do Desenvolvimento Sustentável e da qualidade de vida da população”, afirma o secretário.
 
Genival destaca ainda que “o projeto irá permitir maior proteção às Áreas de Preservação Permanentes, Unidades de Conservações, bem como outros vegetações do Estado. Por meio da visualização espacial dos biomas, registrada através de imagens de satélite e encaminhada ao Software elaborado para atender projeto da Adema. A agilidade no procedimento de licenças também é vantagem a ser destacada”, revela.
 
Além de fornecer serviços de imageamento e da solução de geoprocessamento, a empresa contratada irá prestar treinamentos a equipe da Adema e da Emgetis, grupo responsável pela execução do serviços e de fiscalização. Segundo a representante da Santiago e Cintra Consultoria, Iara Musse, os trabalhos e a metodologia desenvolvidos pela equipe da Adema para mapeamento e quantificação automática da vegetação do mangue de todo o Estado de Sergipe poderão contribuir significadamente para melhoria das atividades de monitoramento e gestão ambiental do Ecossistema.
 
“Os trabalhos e resultados de alta precisão gerados pela Adema, inclusive checados em campo, que utilizaram imagens Rapideye e processamento do Erdas poderão ser utilizadas posteriormente para o Cadastro Rural(CAR)”, apontou Musse.
 
Para o assessor de Planejamentos da Adema, Damião Melo, “a concretização do Projeto Banco de Dados Geoespacial eleva o órgão um novo patamar de qualidade técnica e operacional no licenciamento, por colocar a Adema na vanguarda tecnológica e operacional do uso de geoprocessamento da gestão ambiental.
 
O contrato entre a Adema e empresa que desenvolverá o softwear tem prazo de 12 meses para ser concretizado, correndo à partir desta segunda-feira, 19.
 
Fonte: Aqui Acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário