Em
reunião realizada em São Paulo (SP), na última terça-feira (23/4), 17 empresas
da área de geoinformação assinaram um acordo para fundar o Instituto Brasileiro
de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG). O encontro foi realizado na sede da
Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança
(Abimde), com participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex).
O novo
Instituto configura-se como uma entidade sem fins lucrativos, que tem como
missão promover o desenvolvimento do mercado nacional de Geomática e Soluções
Geoespaciais, visando criar uma indústria competitiva, sustentável, ética e
socialmente responsável. Os principais objetivos do IBGE são representar o
setor nos importantes fóruns de governo como a Comissão Nacional de Cartografia
(Concar), desenvolver e disponibilizar estudos e análises de mercado econômicos
e de empregabilidade do setor, influenciar positivamente a formulação de
políticas públicas e a regulamentação das empresas, visando melhorar o ambiente
de negócios, a livre competição e a atratividade dos investimentos. Por último,
formular, desenvolver e executar projetos de fomento à exportação dos produtos
e dos serviços de geotecnologia dos seus associados.
Durante
reunião, foi constituído um conselho deliberativo provisório, presidido por
Emerson Granemann, diretor do MundoGEO. A expectativa do Conselho é realizar,
nos próximos 60 dias, uma assembleia para eleger o primeiro conselho
deliberativo e diretoria do Instituto, para um mandato com duração de três
anos. O local provável desta assembleia será durante o evento MundoGEO#Connect
LatinAmerica 2013, que acontece em São Paulo, de 18 a 20 de junho.
Fundadores
Assinaram
como fundadores do Instituto Brasileiro de Geomática e Soluções Geoespaciais
(IBG) os dirigentes das empresas Furtado & Schmidt, Embratop, Engemap,
Imagem, Unidesk, Alezi Teodolini, Geoambiente, MundoGEO, Métrica, Leica
Geosystems, Inovação, Geoconsult, Santiago & Cintra Geo-Tecnologias,
Santiago & Cintra Consultoria, Satmap, Sisgraph e Somenge.
Na
reunião esteve presente também a Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (APEX) representada por Marcio Dias Almeida, que destacou
histórias de sucesso de demais institutos e associações setoriais que ampliaram
os negócios de seus associados no mercado externo.
“Foi um
consenso geral na reunião que o novo Instituto terá um papel importante a
ocupar como porta-voz do setor e que o tom, intensidade e volume de suas ações
será definido pelas estratégias que seus associados – em consenso – definirem
como prioritárias para o setor”, explica Emerson Granemann, presidente do
conselho deliberativo provisório do IBG.
Associação
Podem
fazer parte do Instituto empresas da cadeia produtiva do setor de coleta,
processamento, representação e análise de dados geoespaciais, prestadoras de
serviços de agrimensura e topografia, consultoria, desenvolvimento de sistemas,
mapeamento, cadastramento, serviços de localização. Ainda, fornecedores de
produtos como: sensores remotos, equipamentos topográficos e geodésicos, dados
geográficos, imagens de satélites, softwares topográficos, análise espacial,
sistemas de informações geográficas e processamento de imagens, hardware para o
setor de geo e veículos aéreos não tripulados (VANTs).
Em
breve será divulgada a convocação da Assembleia, com data, local e horário, e
será lançado um site do Instituto com informações para as empresas interessadas
em se associar. Em recente pesquisa feita pelo MundoGEO, mais de 30 empresas
manifestaram interesse em participar do Instituto. A meta dos fundadores é ter,
até o final de 2013, mais de 50 empresas associadas.
Fonte:
MundoGeo
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