quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vale vê otimismo no mercado financeiro, diz executivo


O diretor de relações com investidores da Vale, Roberto Castello Branco, afirmou há pouco que a companhia vê um clima de otimismo no mercado financeiro mundial. Segundo o executivo, algumas incertezas que pairavam na economia internacional foram eliminadas.

Um dos pontos positivos destacado por Castello Branco foi o fim do risco da ruptura do euro. O executivo destacou que algumas medidas tomadas pelos países europeus ajudaram a melhorar o cenário para a União Europeia para os próximos anos.

“A Espanha está conseguindo colocar títulos no mercado”, disse Castello Branco, durante apresentação na sede da Apimec-Rio, no Rio de Janeiro. Segundo o executivo, os bancos europeus estão encontrando melhores condições para captação de recursos no mercado. Também há mais crédito para o setor privado europeu, segundo o executivo.

Castello Branco afirmou que a China não voltará a apresentar taxas de crescimento tão altas como as apresentadas, mas prevê que o crescimento chinês deve ficar por volta de 6% a 7% em 2013, o que considera um crescimento importante. No longo prazo, segundo o executivo, o crescimento chinês deve ficar em torno de 5% e 6%.

Segundo o executivo, um dos motivos que têm ajudado a China a se recuperar é o aumento de oferta de crédito na economia mundial a partir do segundo semestre do ano passado. O cenário de melhora traçado para a China deve contribuir para sustentar os preços do minério de ferro e do metal.

Segundo Castello Branco, a construção civil e a infraestrutura chineses, responsáveis por 60% do consumo de aço chinês, voltaram a crescer na China. “Existe na China potencial para expansão da demanda de minério de ferro”, disse o executivo.

Ele destacou que os estoques de minério de ferro na China continuam baixos e os estoques de aço estão em recuperação. “As vendas no varejo na China estão crescendo”, disse.

Castello Branco afirmou esperar recuperação da produção industrial no mundo a partir desse ano. “Recuperação da produção industrial é bom sinal para demanda de minérios e metais”, disse o executivo.
“A China e os Estados Unidos podem surpreender e crescer mais que o esperado este ano”, afirmou. Segundo ele, o crescimento pode não ser muito significativo, mas será acima do ano passado e deverá contribuir para o crescimento da demanda por minério.

(Marta Nogueira e Vera Saavedra Durão | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário